Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Encontro Paraibano de Combate à Desinformação inicia período para realização de inscrições

publicado: 15/08/2024 17h21, última modificação: 15/08/2024 17h21
Evento será realizado nos dias 28 e 29 de outubro

Foto: Wayhomestudio/Freepik

Realizado com o objetivo de congregar instituições educacionais, pesquisadores e sociedade civil em torno de debates e ações necessárias ao enfrentamento da desinformação, o Encontro Paraibano de Combate à Desinformação será realizado nos dias 28 e 29 de outubro, em João Pessoa, Paraíba. Promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa, o evento inscreve, gratuitamente, interessados em participar da programação.

As inscrições para o evento começaram nesta quarta-feira (4), são gratuitas, devem ser realizadas na plataforma do Evento e seguem até se esgotarem as vagas.

Com o tema “Tecnologias Emergentes e Desafios da Desinformação: diálogos para a concepção de políticas e ações”, o evento terá uma programação aberta ao público em geral no dia 28 de outubro, com mesas de debate a serem realizadas no auditório do Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, localizado à Rua Benevenuto Gonçalves da Costa, Mangabeira. No dia 29 de outubro, serão realizadas oficinas voltadas a professores e estudantes da rede básica de educação e uma roda de conversa para estudantes de comunicação, no Câmpus V, localizado à Rua Horácio Trajano de Oliveira, Cristo.

Além dessas atividades, durante o primeiro dia do Encontro será lançado um Guia de Resistência à Desinformação, que é fruto da pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação na educação paraibana”, que em 2023 atuou em escolas do litoral ao sertão da Paraíba com ações de educação midiática e competência crítica em informação. A perspectiva é que esse material fique disponível em formato de e-book e impresso para encaminhamento a escolas da rede básica de educação.

Já está confirmada a participação nas mesas de debate do jornalista e deepfaker Bruno Sartori; do pesquisador de desinformação científica e professor da UFAL, Ronaldo Araújo; da coordenadora do Programa Educamídia, Daniela Machado; da coordenadora de imprensa do STF, Gabriela Guerreiro; da coordenadora de políticas de liberdade de expressão e enfrentamento à desinformação do Governo Federal, Marina Meira e da integrante da equipe de execução da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), Rachel Bertol.

Serão ministrantes das oficinas a pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, Ana Paula Alencar; a doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Anna Brisola; o coordenador pedagógico do Educamídia, Bruno Ferreira; o professor da UFCG e líder do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA), Edílson Leite, e a doutoranda em Ciência da Informação pela UFPB, Geysianne Nascimento.

O Encontro Paraibano de Combate à Desinformação, que ocorrerá em concomitância com a Global Media and Information Literacy Week 2024, a ser promovida em outubro pela Unesco, foi contemplado no edital Nº 29/2023 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), e no edital 001/2024 da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec), ambos com investimentos na organização de eventos.

O evento foi idealizado, articulado e é uma realização da UEPB, por iniciativa do Projeto “Comunica UEPB”, e na UFPB por meio das ações do projeto Resiliência Informacional na Comunidade, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI), e dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Ciência da Informação.

Além dos investimentos da UEPB e UFPB, o Encontro conta com patrocínio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de João Pessoa, Supremo Tribunal Federal, Sebrae e Grupo Neiva. O Evento ainda tem o apoio do Instituto Palavra Aberta e Rede Nacional de Combate à Desinformação.

Outras informações: http://eventos.uepb.edu.br/contradesinfopb/
Instagram: @contradesinfopb