Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Estão abertas as inscrições da 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista

Estão abertas as inscrições da 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista

publicado: 16/08/2024 11h06, última modificação: 16/08/2024 11h06
Interessados têm até o dia 4 de outubro para se inscreverem

Foto: Artem podrez/Pexels

Estudantes e pesquisadores(as) podem se inscrever na 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que neste ano marca o início do patrocínio da Shell, com o tema "Conectividade e Inclusão Digital".

Retomado após quatro anos, o Prêmio é uma iniciativa do CNPq em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com a Editora Globo e o Canal Futura como parceiros de mídia.

Os(as) interessados(as) têm até o dia 4 de outubro de 2024 para realizar a inscrição no site: jovemcientista.cnpq.br. Entre as premiações previstas estão laptops, bolsas do CNPq e valores em dinheiro que vão de R$ 12 mil a R$ 40 mil.

Nas categorias "Mestre e Doutor" e "Estudante do Ensino Superior", serão aceitas as seguintes linhas de pesquisa:
  1. Tecnologias alternativas para acesso à internet e inclusão digital para promoção da cidadania digital;
  2. Ensino de computação desplugado e educação digital;
  3. Formação, conhecimentos e competências digitais, conectividade e diversidade;
  4. Ética digital, E-gov, governança digital e green digital;
  5. Usabilidade, letramento digital para idosos e estratégias para acessibilidade universal;
  6. Tecnologias assistivas na educação, conectividade para estudantes e professores;
  7. Inclusão digital na internet das coisas, infraestrutura e equipamentos;
  8. Divulgação científica, divulgadores e tecnologias educacionais;
  9. Medicina de precisão e Inteligência Artificial;
  10. Telessaúde, Saúde digital e Inteligência Artificial, e Telemedicina;
  11. Inclusão digital e interseccionalidades, questões de raça/cor, gênero e orientação sexual no mundo digital; e
  12. Mulheres em atividade no campo digital, equidade de gênero e inclusão digital com equidade.

Já na categoria "Estudante de Ensino Médio", as linhas são os seguintes subtemas:
  1. Educação e as novas formas de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias digitais;
  2. Sustentabilidade e a conectividade a favor da preservação dos recursos naturais e da justiça social;
  3. Ética em tempos de Inteligência Artificial e Multiverso;
  4. Inclusão e Democratização com o uso de novas tecnologias e alternativas para o acesso de todos; e
 5. Formação, Conhecimento e Competências Digitais para um mundo conectado e digital em constante transformação.

O Prêmio Jovem Cientista já premiou mais de 194 pesquisadores e estudantes, além de 21 instituições de ensino superior e médio ao longo de 37 anos.

Fonte: CNPq
Foto: Artem podrez/Pexels