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Revista Psicologia: Organizações & Trabalho (rPOT) publica artigo sobre competências socioemocionais de autoria de aluno e professor do PGPCI
O objetivo do artigo é construir e validar uma escala de Competências Socioemocionais no Brasil. A prospecção dos itens foi realizada por meio da coleta de dados a partir de um grupo focal com gerentes de agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma amostra de 424 indivíduos (220 mulheres e 204 homens) foi utilizada para avaliar a confiabilidade e a validade de 34 itens, mas o processo de análise exploratória preliminar dos dados possibilitou a exclusão de 9 itens. Os 25 itens da escala final foram agrupados em cinco competências, denominadas de consciência emocional, regulação emocional, consciência social, autocontrole emocional e criatividade emocional. A Escala de Competências Socioemocionais representa uma contribuição teórica nos campos da administração, da psicologia da educação e do trabalho porque foi desenvolvida e validada a partir de uma base teórico-empírica, considerando a realidade da cultura brasileira. (Resumo extraído do próprio trabalho, que pode ser encontrado para download aqui).