Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Retraçando Caminhos Já Percorridos?: Um Olhar Pluriversal Sobre A Diplomacia Indígena Na América Latina
conteúdo

Notícias

Retraçando Caminhos Já Percorridos?: Um Olhar Pluriversal Sobre A Diplomacia Indígena Na América Latina

Ellen Monielle, mestranda do PGPCI, tem artigo publicado pela Revista Monções
publicado: 28/11/2022 09h15, última modificação: 28/11/2022 09h15

Em seu volume 11, Nº 20, a Revista de Relações Internacionais da UFGD, Monções, traz publicado um outro artigo, desta vez, de nossa mestranda, orientanda da professora Aline Contti Castro, Ellen Monielle. O artigo,  intitulado "Retraçando Caminhos Já Percorridos?: Um Olhar Pluriversal Sobre A Diplomacia Indígena Na Américas Latina" foi publicado em co-autoria com a professora da UEPB Ana Paula Maielo Silva e o mestrando Guilherme Fenício Alves Macêdo, também da UEPB e pode ser acessado na íntegra no link disponível abaixo.  

 

Resumo

A construção da diplomacia tradicional na América Latina é parte importante do complexo enredo da colonialidade do poder, do ser e do saber. A construção, consolidação e adoção de seus protocolos, práticas e símbolos refletem e reificam a hegemonia da perspectiva eurocêntrica, supostamente objetiva, neutra e, por extensão, universal. Este artigo tem como objetivo analisar a invisibilidade da pluriversalidade de visões/conhecimentos na diplomacia tradicional na América Latina, bem como reimaginar outras construções diplomáticas possíveis, examinando, particularmente, a cosmovisão da diplomacia indígena. Para tanto, o trabalho se divide em três partes: na primeira seção, apresentamos a metodologia genealógica, aplicando-a na análise da construção da diplomacia tradicional da América Latina, buscando apontar seu viés eurocêntrico. Posteriormente, examinamos o conceito de pluriversalidade enquanto uma manifestação das epistemologias do Sul, calcados numa visão latino americana que contesta a geopolítica do poder/saber centrada num design ocidental de produção do conhecimento. Por fim, analisamos o exemplo da diplomacia indígena, seu olhar decolonial e pluriversal, em contrapartida às experiências diplomáticas que foram escritas e consolidadas a partir da visão do Norte Global. O trabalho está amparado por um aporte crítico genealógico ancorado na lente decolonial. 

Palavras-chave: Diplomacia Indígena; Pluriversalidade; Diplomacia Tradicional na América Latina.

 

Para ler o artigo, clique no link da publicação: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/15593