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Lançamento de livro: "Gestão de Pessoas por Competências nas Instituições Públicas Federais" (2ª. Edição - Revisada e Ampliada).

Evento ocorrerá amanhã (02 de julho de 2021, às 17:30h)
publicado: 01/07/2021 15h46, última modificação: 01/07/2021 15h46

Na próxima sexta-feira, dia 02 de julho, às 17:30h, no canal no Youtube do professor Anielson Barbosa da Silva, Coordenador do NAC, ocorrerá o evento de lançamento da segunda edição do livro “Gestão de Pessoas por Competências nas Instituições Públicas Federais”. O prefácio da obra foi realizado pelo professor doutor Fernando de Souza Coelho, da Universidade de São Paulo.

O livro é resultado de várias pesquisas desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC/UFPB), além da experiência prática e de gestão do professor Anielson Barbosa da Silva na gestão de pessoas em Instituições Públicas Federais de Educação. A obra conta com a colaboração de professores e servidores técnico-administrativos das seguintes instituições públicas federais: Instituto Federal da Bahia, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e Instituto Federal do Pará; Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Colégio Federal Pedro II, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A segunda edição da obra foi revisada e ampliada. Trata-se de uma obra singular e inovadora, uma vez que todos os autores possuem experiências práticas no setor público. O livro possui 19 capítulos estruturados em quatro partes: Dinâmica da Gestão de Pessoas por Competências; Estratégias de Gestão de Pessoas por Competências; Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências; e Competências, Trabalho e Subjetividade. A segunda edição incorporou temas como a gestão estratégica de pessoas e a provisão de servidores públicos nas partes I e II, respectivamente, como também cinco capítulos na parte IV do livro. Os demais capítulos sofreram ajustes em função das transformações na gestão de pessoas em organizações públicas federais.

A gestão de pessoas por competências nas instituições públicas é complexa e envolve vários desafios e limitações para a sua difusão. Este livro traz uma contribuição inédita para a gestão pública, ao indicar caminhos para tornar a gestão por competências uma realidade na prática profissional dos servidores públicos.

O sumário do livro é apresentado a seguir.

INTRODUÇÃO                                                                              

PARTE I – A DINÂMICA DA GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS  

Capítulo 1 – Evolução Histórico-Legal da Gestão de Pessoas no Setor Público  

Márcio Medeiros Oliveira

Capítulo 2 – Gestão por Competências nas Instituições Públicas

Jandmara de Oliveira Lima Lira e Keliane de Oliveira Cavalcante

Capítulo 3 – Planejamento Estratégico em Gestão de Pessoas: uma abordagem prática

Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo e Nilda Maria Domingos Mendes

Capítulo 4 - Diretrizes e Etapas para a implantação do Sistema de Gestão de Pessoas Por Competências

Anielson Barbosa da Silva e Ângela Lobo Costa

 

PARTE II – ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

Capítulo 5 – Provisão de Servidores nas Instituições Públicas

Mirella Rocha Ribeiro Pinto e Uyguaciara Veloso Castelo Branco

Capítulo 6 – Plano de Desenvolvimento por Competências: desafios e perspectivas    

Anielson Barbosa da Silva e José Bezerra Honório

Capítulo 7 - Sistema de Capacitação Baseado em Competências – SCBC

Simone Maia Pimenta Martins Ayres

Capítulo 8 - Gestão de Desempenho por Competências nas Instituições Públicas        

Harrisson Emanuel Grigório da Silva e José Bezerra Honório

 

PARTE III – APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Capítulo 9 – Papel da Mentoria na Socialização de Servidores Públicos como Estratégia para a Gestão de Pessoas por Competências

Ângela Lobo Costa e Simone Lopes de Melo

Capítulo 10 – Capacitação e Desenvolvimento de Competências

Keliane de Oliveira Cavalcante e Simone Maia Pimenta Martins Ayres

Capítulo 11 – Competências Gerenciais na Gestão Pública

Anielson Barbosa da Silva, Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo e Aline Lucena Costa Pereira

Capítulo 12 – Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências Coletivas   

Jandmara de Oliveira Lima Lira

Capítulo 13 – Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências Gerenciais

Sandra Maria Peron de Lima, Beatriz Quiroz Villardi e Ana Cristina de Albuquerque Lima Rodrigues

 

PARTE IV – COMPETÊNCIAS, TRABALHO E SUBJETIVIDADE

Capítulo 14 – Ser Servidor: estigma e vocação em perspectiva

Andrea Leite Rodrigues

Capítulo 15 – Condições de trabalho, mobilização de competências e o impacto na saúde psíquica do servidor público

Maria Teresa Pires Costa e Antônio Alves Filho

Capítulo 16 – Assédio Moral e o Setor Público

Alice de Freitas Oleto

Capítulo 17 – Desafios para Aposentadoria no Serviço Público

Tatiana Aguiar Porfírio de Lima

Capítulo 18 – Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público: gestão para além do assistencialismo

Viviane Arno Di Palma e Beatriz Quiroz Villardi

Capítulo 19 – Gestão das Emoções no Trabalho de Servidores Públicos 

Anielson Barbosa da Silva e José Wilker de Lucena Macêdo

 

Em breve, será disponibilizado o link para download do livro.

Link de Acesso a transmissão: https://youtu.be/Kr3unEo_nk8