Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Disciplina de Economia Solidária (Prof. Vanderson Carneiro) promove roda de diálogo com Camila Capacle Paiva
conteúdo

Notícias

Disciplina de Economia Solidária (Prof. Vanderson Carneiro) promove roda de diálogo com Camila Capacle Paiva

Participante é Coordenadora-executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara/SP
publicado: 07/07/2022 00h00, última modificação: 05/07/2022 10h35

Roda de diálogo: Experiências de Políticas Públicas de Economia solidária

A disciplina Economia solidária e Políticas Públicas do PGPCI tem como um de seus objetivos possibilitar aos discentes contatos com experiências práticas neste campo. Uma das atividades desenvolvidas é a participação de gestores públicos que coordenam ações de economia solidária.

Neste ano, contamos com a presença da gestora municipal da prefeitura de Araraquara – SP Camila Capacle Paiva que está atualmente na Coordenação-Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara.

O município de Araraquara tem uma longa trajetória na promoção de ações de fomento e apoio aos empreendimentos econômicos solidários. Desde 2001 diversas ações, projetos e programas foram desenvolvidos.

Atualmente assume um papel importante na promoção de programas e ações que buscam a inclusão social e produtiva, o combate à fome e o resgate da cidadania, por meio da geração de renda, de forma coletiva e participativa.

A roda de diálogo foi realizada no dia 28/06/22 por meio do Google meet, e contou também com a presença de integrantes da Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPB – INCUBES/UFPB. Após a exposição da experiência da política pública municipal seguimos com o debate no qual os participantes puderam fazer comentários e perguntas para a convidada.

Em síntese podemos apontar que além de nos contar sobre a trajetória da Política Pública Municipal de Economia Solidária em Araraquara, Camila Paiva apresentou importantes Programas e projetos executados atualmente, tais como o Programa Coopera Araraquara, que visa incentivar a criação, o desenvolvimento, a consolidação, a sustentabilidade e a expansão de empreendimentos econômicos solidários, organizados em cooperativas ou outras formas associativas, e o Projeto Cooperativismo como Porta para o Futuro, concebido em conjunto com outros programas sociais da Prefeitura, como o PIIS (Programa de Incentivo à Inserção Social) - Frentes da Cidadania e o Bolsa Cidadania, que além da transferência de renda, busca a emancipação econômica dos beneficiários.

Outra iniciativa importante no município foi a criação de uma Incubadora Pública Municipal, que por meio de edital de chamamento público, seleciona empreendimentos econômicos solidários que serão atendidos por um determinado período com ações de fomento à organização, consolidação e sustentabilidade, bem como a disponibilização aos empreendimentos incubados de infraestrutura física, capacitação e assessoria técnica.

Como resultados desses programas e projetos podemos citar a diversidade de segmentos econômicos assessorados e cooperativas constituídas por estas diversas ações municipais, como a Panelas Unidas (alimentação), a Vitória Multi Serviços (serviços gerais), a CoperMorada (construção civil) e a Sol Nascente (egressos do sistema prisional). A cooperativa Panelas Unidas atualmente é a responsável pela gestão de dois  Restaurantes Populares, o que denota neste município uma interface entre as políticas de economia solidária e segurança alimentar e, reforça uma estratégia do município de que o mercado institucional pode ser uma forma de inclusão e desenvolvimento social.

Por fim, outro segmento importante que é acompanhado pela gestão municipal é dos motoristas e entregadores de aplicativos. Destaca-se a COOMAPPA (Cooperativa dos Motoristas de Aplicativos de Araraquara), que contam com um aplicativo de transporte local próprio ( Bibi Mob) que faz frente a empresas como o Uber e a 99Taxi, e a Morada Express (Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofretistas de Araraquara). Duas experiências que dialogam com um tema em expansão na área da economia solidária que é o Cooperativismo de Plataforma.