Notícias
Disciplina de Economia Solidária (Prof. Vanderson Carneiro) promove roda de diálogo com Camila Capacle Paiva
Roda de diálogo: Experiências de Políticas Públicas de Economia solidária
A disciplina Economia solidária e Políticas Públicas do PGPCI tem como um de seus objetivos possibilitar aos discentes contatos com experiências práticas neste campo. Uma das atividades desenvolvidas é a participação de gestores públicos que coordenam ações de economia solidária.
Neste ano, contamos com a presença da gestora municipal da prefeitura de Araraquara – SP Camila Capacle Paiva que está atualmente na Coordenação-Executiva do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara.
O município de Araraquara tem uma longa trajetória na promoção de ações de fomento e apoio aos empreendimentos econômicos solidários. Desde 2001 diversas ações, projetos e programas foram desenvolvidos.
Atualmente assume um papel importante na promoção de programas e ações que buscam a inclusão social e produtiva, o combate à fome e o resgate da cidadania, por meio da geração de renda, de forma coletiva e participativa.
A roda de diálogo foi realizada no dia 28/06/22 por meio do Google meet, e contou também com a presença de integrantes da Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPB – INCUBES/UFPB. Após a exposição da experiência da política pública municipal seguimos com o debate no qual os participantes puderam fazer comentários e perguntas para a convidada.
Em síntese podemos apontar que além de nos contar sobre a trajetória da Política Pública Municipal de Economia Solidária em Araraquara, Camila Paiva apresentou importantes Programas e projetos executados atualmente, tais como o Programa Coopera Araraquara, que visa incentivar a criação, o desenvolvimento, a consolidação, a sustentabilidade e a expansão de empreendimentos econômicos solidários, organizados em cooperativas ou outras formas associativas, e o Projeto Cooperativismo como Porta para o Futuro, concebido em conjunto com outros programas sociais da Prefeitura, como o PIIS (Programa de Incentivo à Inserção Social) - Frentes da Cidadania e o Bolsa Cidadania, que além da transferência de renda, busca a emancipação econômica dos beneficiários.
Outra iniciativa importante no município foi a criação de uma Incubadora Pública Municipal, que por meio de edital de chamamento público, seleciona empreendimentos econômicos solidários que serão atendidos por um determinado período com ações de fomento à organização, consolidação e sustentabilidade, bem como a disponibilização aos empreendimentos incubados de infraestrutura física, capacitação e assessoria técnica.
Como resultados desses programas e projetos podemos citar a diversidade de segmentos econômicos assessorados e cooperativas constituídas por estas diversas ações municipais, como a Panelas Unidas (alimentação), a Vitória Multi Serviços (serviços gerais), a CoperMorada (construção civil) e a Sol Nascente (egressos do sistema prisional). A cooperativa Panelas Unidas atualmente é a responsável pela gestão de dois Restaurantes Populares, o que denota neste município uma interface entre as políticas de economia solidária e segurança alimentar e, reforça uma estratégia do município de que o mercado institucional pode ser uma forma de inclusão e desenvolvimento social.
Por fim, outro segmento importante que é acompanhado pela gestão municipal é dos motoristas e entregadores de aplicativos. Destaca-se a COOMAPPA (Cooperativa dos Motoristas de Aplicativos de Araraquara), que contam com um aplicativo de transporte local próprio ( Bibi Mob) que faz frente a empresas como o Uber e a 99Taxi, e a Morada Express (Cooperativa de Trabalho dos Motoentregadores e Motofretistas de Araraquara). Duas experiências que dialogam com um tema em expansão na área da economia solidária que é o Cooperativismo de Plataforma.