Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Docentes do CCSA recebem Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica

Docentes do CCSA recebem Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica

publicado: 13/08/2024 19h57, última modificação: 13/08/2024 19h57

No dia 8 de agosto, no auditório da Reitoria, no Campus I (João Pessoa) da UFPB, foi realizada a cerimônia de premiação da 7ª Edição do Prêmio Delby Fernandes de Inovação Tecnológica. A cerimônia condecorou os responsáveis por 20 tecnologias desenvolvidas pela UFPB entre os anos de 2020, 2021 e 2022.

A Diretora-presidente da Inova UFPB, professora Kelly Gomes, informou que cerca de 70 propriedades intelectuais, depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) entre 2020 e 2022, foram inscritas no 7º Prêmio Delby Fernandes, com certificados de participação concedidos a todas. As três melhores tecnologias de cada ano nas categorias ‘Melhor Patente de Invenção’ e ‘Melhor Programa de Computador’, selecionadas por uma comissão externa à Universidade, foram premiadas. No total, 20 tecnologias receberam troféus, considerando dois empates.

Dentre as premiações, dois trabalhos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas se destacaram. O projeto "Coletor e Analisador de Dados de Alta Frequência para o Custo da Cesta Básica", de João Anderson da Silva Félix, Cássio da Nóbrega Besarria e Diénert de Alencar Vieira, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Registro de Computador’ para o ano de 2022. Já o projeto "ENETRIX - Plataforma de registro, monitoramento e análise da diplomacia energética internacional", desenvolvido por Henry Iure de Paiva Silva e Kenji Aranha Sato, obteve o terceiro lugar na mesma categoria para o ano de 2022.