Nossas Visões e Concepções
Concepção e Visão do CCSA |
|
|
Concepção |
O CCSA é a unidade acadêmica de referência na UFPB em Ciências Sociais Aplicadas, uma área multidisciplinar voltada a compreender conhecer e a desenvolver soluções para demandas sociais, econômicas, culturais e científicas da sociedade. |
|
Visão |
O CCSA deve ser reconhecido pela excelência acadêmica e de gestão, pela disposição ao trabalho intenso, produtivo e devotado, que reconhece a tradição e o presente, mas que tem foco no futuro, promovendo impactos de formação, produção e transferência de conhecimentos e desenvolvimento de soluções de alto impacto societal. |
|
Concepção e Visão de Gestão Acadêmica em Geral |
||
Concepção |
A gestão acadêmica é a atividade voltada à promoção de eficiência e efetividade nas atividades universitárias, tanto acadêmicas quanto administrativas. |
|
Visão |
A gestão acadêmica precisa ser cada vez mais baseada em conteúdos (conceitos, paradigmas, modelos) profissionais que promovam e valorizem mérito, inovação e alta qualidade nas atividades centrais de formação de pessoal, produção e transferência de conhecimentos e desenvolvimento de soluções de alto impacto societal. |
|
Concepção e Visão de Gestão Acadêmica do CCSA |
||
Concepção |
A gestão do CCSA é a atividade de gestão voltada à promoção de eficiência e efetividade das unidades subordinadas, dos projetos e dos processos que envolvem a comunidade acadêmica do Centro. |
|
Visão global |
A gestão do CCSA precisa ser notabilizada por valorização do trabalho, pela busca da excelência e por um foco no futuro, com resultados de alto valor evidenciados centralmente na carreira dos egressos, bem como nos impactos dos conhecimentos produzidos e transferidos e nas soluções desenvolvidas.
Destacamos essa visão em dois eixos de referência: a gestão das atividades acadêmicas tradicionais (graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão) e das atividades administrativas. |
|
Visão por contextos acadêmicos |
a) Ensino de graduação: a gestão deve promover a excelência nos projetos e processos formativos, potencializar a empregabilidade e os impactos de carreira e exercício dos egressos, harmonizando tradição, modernidade e tendências futuras, e articulando projetos internos com demandas externas (ao Centro e á UFPB). b) Ensino de pós-graduação: a gestão deve modernizar continuamente a política e as ações formativas de pós-graduação, levando em conta o impacto externo, o resultado na vida do egresso e o alinhamento com a normatização institucional interna e externa. c) Pesquisa: a gestão deve construir e aprimorar o referencial institucional de desenvolvimento de pesquisas aplicadas e no melhor interesse científico, profissional e de aplicações. d) Extensão: a gestão de estimular a ação extensionista na visão ampliada, articulando ações de envolvimento social, educação continuada e transferência tecnológica, buscando incentivar desenvolvimento e a integração dos programas, projetos e ações de extensão com formação e a pesquisa. |
|
Visão por contexto administrativo |
A gestão deve desenvolver ações que promovam excelência gerencial na organização e na implementação de atividades administrativas, tanto aquelas de caráter estritamente administrativo do CCSA quanto aquelas vinculadas às unidades acadêmicas (departamentos e coordenações). |