Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCEN Contribui com Dicas de Leitura Gratuita do E-book “Circuncentro e Ortocentro: Teoria, Construções e Problemas“ | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 25/06/2024 09h20, última modificação: 25/06/2024 09h20

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) contribui com dicas de leitura gratuita do e-book “Circuncentro e Ortocentro: Teoria, Construções e Problemas" (disponível para download), publicado no Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) em 20 de maio de 2024 e organizado pelo professor Juan López Linares.

Circuncentro (O) e Ortocentro (H) figuram entre os centros de triângulos mais conhecidos, devido a sua grande utilização em diversos campos da Matemática e Física. A discussão neste e-book é organizada em três capítulos: Fundamentos teóricos; Construções, exercícios e desafios; Problemas de olimpíadas internacionais. Este material didático foi utilizado durante algumas das aulas do curso "Geometria Olímpica com GeoGebra"' para professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil. O texto conta com 39 figuras que facilitam acompanhar a resolução. Todas têm como complemento links para os gráficos interativos no site do GeoGebra e, vários, a resolução em vídeo do YouTube. O diferencial na utilização do GeoGebra está baseado na disponibilidade gratuita do software, tanto online como aplicativos para computadores e celulares. As construções geométricas podem ser feitas de forma dinâmica, onde exploram-se diversas configurações de um mesmo problema. O GeoGebra serve tanto como calculadora gráfica e numérica, utilizada para a verificação, como ferramenta para a apresentação, passo a passo, de uma demonstração rigorosa. O GeoGebra também convida o leitor a interagir, a pôr as mão na massa.

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251