Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCAE conquista cinco novos cursos EaD e ofertará 750 novas vagas em 2025

CCAE conquista cinco novos cursos EaD e ofertará 750 novas vagas em 2025

publicado: 03/07/2024 11h55, última modificação: 03/07/2024 16h56
Serão quatro especializações e uma licenciatura, fomentados pela Capes por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), do Departamento de Design, do Departamento de Educação e do Departamento de Ciências Sociais (DCS), vinculados ao Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), conquistou cinco novos cursos para o Campus Litoral Norte, totalizando 750 novas vagas, conforme discriminados na tabela a seguir:

Essa conquista foi viabilizada por meio do Edital UAB nº 25/2023 para novas turmas nos cursos de Educação a Distância. O resultado foi divulgado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes na segunda quinzena de junho.

Esse edital tem como objeto a fomentação de novas vagas em cursos de graduação e especialização lato sensu na Modalidade EaD em instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), possibilitando a implementação de novas turmas no período de julho de 2024 a dezembro de 2026. Todos os novos cursos do CCAE estão previstos para iniciar em 2025.

A professora Cibelle Santiago, Chefe do DCSA e Coordenadora da Especialização em Gestão e Sustentabilidade nas Organizações, falou com a equipe da Ascom/CCAE sobre a importância do curso. Segundo a docente, “a criação de uma especialização a distância em Gestão e Sustentabilidade nas Organizações, no Litoral Norte da Paraíba é estratégica por buscar promover o desenvolvimento sustentável da região, além de atender às demandas do mercado e capacitar profissionais locais”.

Poderão se candidatar ao curso, graduados em qualquer área de conhecimento como Engenharia, Ciências Ambientais, Economia, Turismo, Agronomia, Secretariado Executivo, Contabilidade, Ecologia, Pedagogia, Letras, Administração, entre outras áreas afins. Além disso, foca-se nos profissionais que já atuam em empresas, ONGs, órgãos públicos ou outras instituições que demandem conhecimentos em gestão e sustentabilidade ambiental.

O professor Leonardo Nascimento, coordenador da Especialização em Ecodesign, Economia Circular e Responsabilidade Social – EAD, justifica a necessidade do curso com um argumento ambiental ao explicar que “sustentabilidade é atualmente um objetivo inevitável das grandes indústrias e governos”. Segundo ele, “a redução do impacto causado pelo consumo pode ser alcançada, caso o tema seja abordado na fase mais inicial: do Design”. Essa especialização destina-se a graduados nas áreas de Design, Ecologia, Arquitetura, Engenharia de Produção e demais engenharias.

Os interessados em obter mais informações sobre os novos cursos poderão acompanhar outras informações diretamente nos sites dos departamentos ou pelos canais de Comunicação Institucional do CCAE.

*Texto: Ascom/CCAE