Cristina Strohschoen dos Santos
A universidade é uma instituição antiga, quase milenária, que assume diferentes formas e identidades, conforme o século e de acordo com o país. Os novos paradigmas que sustentam o processo do ensinar ao apreender inserem-se no contexto de um ambiente virtual e de uma nova modalidade de ensino… ead. O propósito deste estudo foi investigar a possibilidade de implementação da educação à distância no ensino arquivístico, na percepção dos Coordenadores dos Cursos de Graduação de Arquivologia em funcionamento no Brasil. Foram quatorze as Instituições de Ensino Superior analisadas, das quais onze IES federais e três estaduais. Os conceitos que nortearam a compreensão teórica da problemática – a sustentação da investigação científica – foram ensino superior, educação à distância e ensino arquivístico. A modalidade ead no Brasil, bem como os Cursos de Arquivologia oferecidos no país (graduação, pós-graduação e técnico) foram contextualizados desde seu início até a atualidade. Os dados necessários para responder ao objeto da investigação foram obtidos através da observação direta extensiva – aplicação do instrumento de pesquisa, obtendo retorno de 86%. Os resultados mostraram que mais da metade das instituições pesquisadas não tem nenhum estudo sobre aplicação de ead na Arquivologia. Apenas 42% dos Coordenadores de Cursos já tiveram experiência como docente em ead, e 33% nunca tiveram nenhuma experiência com ead (tutor ou discente). No entanto, a maioria dos pesquisados concordou com a assertiva de que a necessidade de os professores, como conteudistas, produzirem seus materiais didáticos, enriquecer o processo ensino-aprendizagem. A única oferta de ensino arquivístico no país por ead é na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil: a primeira edição do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão em Arquivos foi no ano de 2008. Sua duração é de dezoito meses e a carga horária de 360 horas/aula, com pólos em três cidades do RS, locais onde ocorrem as avaliações presenciais das disciplinas, a cada bimestre.
Texto completo disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/18464