TRAJETÓRIA DA PESQUISA EM ARQUIVOLOGIA EM MINAS GERAIS (2013-2016)

Adalson de Oliveira Nascimento – coordenador / Marta Eloísa Melgaço Neves

Existem duas vertentes de interpretação sobre o caráter técnico-científico da arquivologia. Uma corrente a percebe como área marcada pela técnica e baseada no empirismo. Outra visão identifica a arquivologia como disciplina científica, caracterizada, na atualidade, por profundas transformações. Independentemente da corrente interpretativa, há consenso sobre o fato de que esse contexto trouxe novos problemas para o profissional de arquivos. No Brasil, um importante marco do entendimento da arquivologia como disciplina científica data da década de 1970, quando se iniciaram os cursos de graduação em universidades. Em Minas Gerais, o surgimento do primeiro curso de arquivologia em nível de graduação (2009) e a conseqüente constituição de uma comunidade permanente de professores e alunos tem incrementado a investigação e a produção de conhecimento em arquivologia no Estado. No entanto, não se pode desconsiderar a realização de pesquisas em arquivologia anteriormente. Sabe-se que dissertações e teses com temáticas arquivísticas foram produzidas no âmbito do programa de pós-graduação da ECI/UFMG. Também é possível encontrar textos de pesquisadores mineiros sobre a temática arquivística em periódicos científicos e em anais de congressos e eventos diversos. Outras fontes de produção e divulgação de pesquisas na área são as monografias de conclusão de cursos de especialização. O projeto de pesquisa tem o objetivo de listar e analisar a produção científica em arquivologia em Minas Gerais entre a década de 1970 e o ano de 2008.