A FURG vive um grande momento de expansão e conquistas, dentre as quais se destaca a criação de um setor de arquivo com o objetivo de realizar o gerenciamento arquivístico da instituição. A idealização do setor de arquivo da universidade começou a se tornar possível com a contratação da primeira arquivista em 2008, através do REUNI, e a realização dos primeiros trabalhos para conhecimento da massa documental acumulada. Atualmente contando com três profissionais da área, a Coodenação de Arquivo Geral tem como principal atribuição a gestão documental e sua preocupação voltada inicialmente para a identificação da documentação e conservação do acervo. O desenvolvimento desse programa proporciona a observação da legislação pertinente vigente, que tem por principal objetivo o acesso à informação. Assim, a Coordenação Arquivo Geral proporciona aos professores e técnicos a oportunidade de desenvolverem projetos que busquem a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão agregado ao desenvolvimento institucional e aos acadêmicos a união entre a teoria e prática arquivística e a oportunidade de vivenciarem os saberes através de sua inserção em projetos.
SIARQ-FURG (2013-Atual)
- Autor do post:BrunoLuce
- Post publicado:04/09/2022
- Categoria do post:Profissional / Projetos de extensão
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