SEMINÁRIO PEDAGÓGICO: Concepções e práticas do curso de Arquivologia UFRGS (2017-Atual)

Rita de Cássia Portela da Silva

RESUMO: ação promovida pelo NDE, COMGRAD/AQL e pelo Setor Acadêmico da FABICO, com o propósito de discutir as concepções e práticas pedagógicas do Curso de Arquivologia. OBJETIVO GERAL: discutir as concepções e práticas pedagógicas do Curso de Arquivologia. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) acompanhar a consolidação do Projeto Pedagógico de cada Curso; b) contribuir com a consolidação do perfil profissional do egresso do Curso; c) zelar pela execução do currículo e pela integração curricular interdisciplinar; d) discutir possibilidades de articulação entre o ensino, a extensão, e a pesquisa em nível de graduação e pós-graduação. RELEVÂNCIA: a ação justifica-se por promover um espaço de diálogo e construção coletiva, por meio do conhecimento e compreensão das concepções pedagógicas do Curso e das práticas dos docentes que nele atuam, mediado pelo NDE, COMGRAD/AQL e Setor Acadêmico. Acredita-se que as iniciativas ora propostas irão favorecer a interação entre os componentes curriculares do Curso estimulando, qualificando o processo de ensino e aprendizagem. DESENVOLVIMENTO: A ação é constituída de três módulos: MÓDULO 1 – CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA Espaço de estudo e discussão do Projeto Pedagógico do Curso, enfatizando: a) os objetivos do curso; b) o perfil do egresso – habilidades e competências de acordo como as Diretrizes Nacionais de Curso; c) concepções pedagógicas; d) acompanhamento discente; f) acesso, inclusão e permanência no Curso. MÓDULO 2 – COMPONENTES CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I Estudo dos planos de ensino das disciplinas ofertadas em 2018/1. MÓDULO 3 – COMPONENTES CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II Estudo dos planos de ensino das disciplinas ofertadas em 2018/2. O Módulo 1 deve ocorrer em setembro de 2017. Os Módulos 2 e 3 devem se realizar no período destinado para atualização dos planos de ensino ocorrendo, respectivamente em outubro de 2017 e em maio de 2018.

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