SEMINÁRIO DE SABERES ARQUIVÍSTICOS: SESA (2007-2010)

Eliete Correia dos Santos

Projeto SESA Sobre o projeto:O projeto Seminários de Saberes Arquivísticos – SESA nasceu da experiência das aulas de Oficina de Textos I e II do curso de Arquivologia (1º e 2º período) da UEPB ? Campus V ? João Pessoa, ao introduzirmos o estudo do gênero seminário acadêmico. As discussõesdos alunos em sala de aula revelaram as dificuldades temáticas, composicionais e lingüísticas que cercam os gêneros. A maioria deles apresentou insegurança e medo ao falar em público e ao escrever textos. Vários relatos e bilhetes apontavam para a problemática da ausência de gêneros orais e produção efetiva de textos escritos na educação básica e do impacto causado na aprendizagem com gênero. A partir desses relatos, verificamos a necessidade de um projeto interdisciplinar que assistisse o corpo discente e minimizasse as deficiências de produção textual, quer na modalidade oral quer na escrita, um projeto que propusesse o estudo de vários gêneros, em especial da vivência acadêmica. Para isso, organizamos atividades com seqüência didática (Schneuwlyet al., 2004) e reescrituras dos diversos gêneros textuais, tais como resumo, resenha, diário de leitura, ensaio e artigos acadêmicos. A conclusão do semestre culminou com o Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), cujas apresentações estavam na modalidade de comunicação oral e foram publicados, internamente, em um cd de anais de cada semestre. Justificativa do projeto: No contexto acadêmico, a compreensão dos valores e categorias com asquais várias disciplinas trabalham em torno do objeto de estudo é condição essencial para saber o que pode ser dito ou não, como, quando, quem diz, a quem dizer. Essa adequação gera discussão, pois se refere à submissão das normas do discurso acadêmico, tais como cuidado formal, coerência global, propósito comunicativo frequentemente limitado apenas para obtenção de nota, reforço de convenções discursivas da linguagem escrita. Metas do projeto: Produção de uma coletânea de três volumes integradados.

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