REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA (2015 – Atual)

Eva Cristina Leite da Silva

 Durante décadas do século XX a arquivística enquanto disciplina esteve centrada mais na estrutura física dos documentos do que na representação da informação enquanto documento orgânico. Assim estavam postas duas demandas cruciais: obtenção de lugares para a guarda documental e garantias de recuperação da informação dos mesmos. Novas conjunturas marcaram a produção documental. E é no contexto contemporâneo que se situa o interesse de pesquisa da representação e recuperação da informação arquivística. Para o presente projeto de pesquisa o interesse e delimitação estão na área da educação, na problemática de como são tratadas e disponibilizadas as fontes documentais para cotejo dos usuários. Quais metodologias têm sido utilizadas para representar a informação das fontes escolares? Tem como objetivo geral a análise dos processos de representação da informação de fontes documentais orgânicas escolares na perspectiva arquivística. Propõem-se nesse caso o desenvolvimento do projeto de pesquisa na Capital de Santa Catarina, em instrumentos de pesquisas impressos ou digitais disponíveis e no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. E é esperada uma aproximação dos campos da educação e da arquivologia em busca da representação da informação das fontes documentais escolares e de propositiva para essa representação.

Deixe um comentário