REPRESENTAÇÃO ARQUIVÍSTICA: elementos para a construção de um modelo de ensino ideal por meio da semântica estrutural a partir dos contextos australiano, canadense e brasileiro (2015 – Atual)

Roberto Lopes dos Santos Junior

A representação arquivística faz parte de um desdobramento teórico-conceitual recente no âmbito da disciplina dos arquivos que vista integrar as atividades de classificação e descrição enquanto parte de um processo de representação e a acesso aos documentos de arquivo. Visa-se com esta pesquisa contribuir de maneira significativa para de organização de arquivos, especialmente no que se relaciona a sistematização de metodológica e estratégias de ensino no âmbito deste processo. Par este fim, tem-se como metodologia de pesquisa a semântica textual, visando a análise profunda de produções textuais técnicas advindas da representação em arquivos. As tradições brasileira, canadense e australiana fazem parte da delimitação do corpus de análise teórico-prática. Trabalha-se com seis instituições arquivísticas diferentes a saber: Library and Archives Canada (LAC) e Provincial Archives of Manitoba, no que se refere a realidade canadense, no caso da realidade brasileira trabalha-se com o Arquivo Público do Estado do Pará e o Arquivo Nacional. Já na conjuntura australiana trabalha-se com National Archives e New South Wales Archives, portanto, um arquivo na esfera nacional e outro na esfera estadual, buscando neste microuniverso representar a complexidade existe nestas tradições. Esta abordagem e seleção visa a construção de um modelo ideal de ensino em representação arquivística. Objetiva-se então, contribuir para a construção de um referencial teórico e metodológico a respeito da Representação Arquivística no contexto brasileiro, canadense e australiano, visando a construção de um modelo de ensino tendo como base metodológica a semântica textual. Espera-se que por meio da sistematização teórica proposta e do modelo ideal criado auxilie na consolidação da representação arquivística enquanto uma abordagem metodológica na tradição brasileira.

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