PROTOCOLOS PARA DOCUMENTAÇÃO E GESTÃO DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS: implantação de um sistema integrado de informação na Rede de Museus da UFMG (2017-atual)

Ana Martins Panisset

A Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG é constituída por espaços autônomos, que somam esforços e otimizam recursos para dotar seus integrantes de maior organicidade no planejamento e execução de projetos. A estruturação em rede favorece a qualificação das ações e a ampliação do atendimento ao nosso público-alvo, formado não apenas pela comunidade universitária, como também pelos estudantes da educação básica e pela população em geral (pesquisadores e demais interessados). A Rede de Museus possui, em sua estrutura, um núcleo integrador, composto por corpo técnico-científico especializado que visa a promoção de pesquisas e boas práticas nas áreas de: a) ação educativa; b) comunicação e público; c) extroversão de acervos; d) gestão da informação e; e) tratamento de acervos (arquivísticos, museológicos e bibliográficos). As ações da Rede de Museus reforçam o caráter público da UFMG ao fomentar a produção e a divulgação do conhecimento científico, assim como o correto tratamento do patrimônio material e imaterial que fundamenta a reflexão a respeito de nossa trajetória institucional e da história das ciências e das artes em geral. 1 O projeto ora apresentado pelos Grupos de Trabalho em ?Gestão da Informação? e ?Tratamento de Acervos? busca responder à missão institucional da Rede de Museus, especialmente quanto à definição, em conjunto, de políticas de gerenciamento das coleções universitárias sob custódia dos museus e espaços de ciências e cultura da UFMG. Trata-se, efetivamente, de um desdobramento do projeto ?Diagnóstico das condições de inventariação e informatização dos metadados referentes ao acervo dos espaços integrantes da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG? 2, realizado no âmbito do Edital PRPQ/PROEX para a Rede de Museus e concluído em fevereiro de 2016. O diagnóstico realizado em 2015-2016 constatou que diversos espaços integrantes da Rede de Museus ?vêm realizando esforços de inventariação dos seus acervos arquivístico, museológico e bibliográfico, bem como de informatização dos metadados a eles referentes? , em um processo que apresenta grande heterogeneidade de métodos e estágios de consolidação. Os resultados daquele diagnóstico subsidiaram a priorização, pelo conjunto de Grupos de Trabalho do Núcleo Integrador, da formulação deste projeto, que visa a definição e a implementação de protocolos para a documentação e gestão de acervos museológicos nos espaços integrantes da Rede de Museus. Com efeito, o atendimento adequado do público visitante, em todos os campos da ação museológica, depende do grau de conhecimento das instituições custodiadoras a respeito de seu próprio acervo e de suas potencialidades.