PROJETOS E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS (2006-2007)

Eneida Izabel Schirmer Richter

O curso “Projetos e organização de arquivos” oportunizou conhecimentos relevantes sobre a elaboração de projetos e a organização de arquivos. Seus objetivos específicos eram: identificar as fases na montagem de um projeto para a organização de arquivos; exercitar a clientela do curso no domínio da administração de arquivos; fornecer subsídios sobre para a elaboração de projetos de arquivos; reconhecer as etapas fundamentais na organização de acervos arquivísticos. O curso fortaleceu os conhecimentos dos acadêmicos de Arquivologia, proporcionando maior visibilidade ao Curso para outros alunos da Instituição, de outras universidades, e para profissionais ligados às entidades arquivísticas. Esta é uma atividade da UFSM que reflete a sua postura como uma universidade aberta à comunidade. A ministrante do curso, Marta Zusana Rufeil, é diretora da Faculdade de Arquivologia (UNC) e destaca-se por sua atuação junto aos arquivos empresariais, na elaboração de projetos e na organização de acervos.