PROJETO DE RESGATE DA MEMÓRIA E CONSERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DO ACERVO DA CASA DE CULTURA OTTO STHAL: migração de suporte do acervo audiovisual (2008-2009)

Lizete Dias de Oliveira

Preservar a informação pressupõe a migração do suporte dos documentos, passando do analógico para o digital. O projeto visa a preservação da informação contida em documentos fotográficos, filmográficos 8mm e sonoros do acervo da Casa de Cultura Otto Sthal, localizada em Não Me Toque (RS). Propõe a realização de uma pesquisa histórica para a contextualização do acervo. A equipe executora é composta por professores e alunos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Departamento de Ciências da Informação da FABICO/UFRGS, proporcionando aos alunos a união da teoria à prática, sob o tripé desta Universidade, o ensino aliado à extensão e pesquisa científica, implementando uma interface entre a instituição de ensino superior com a sociedade, através de suas instituições de memória.