PROGRAMA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DO CENTRO DE EXTENSÃO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG (2019 – Atual)

Mariana Batista do Nascimento

Escola de Ciência da Informação foi criada há 69 anos. Por ela passaram alguns dos principais profissionais da área da informação do país e sua produção científica e de extensão tem impacto na formação de outros profissionais em todo território nacional, bem como internacionalmente. Seu Centro de Extensão possui grande destaque nessa trajetória, como espaço de apoio estratégico na relação academia/sociedade (CALDEIRA, 2010). O Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação foi instituído em 1972, tendo como coordenadora a Profa. Maria Romano Schreiber e completará 50 anos em 2022.Seu primeiro regimento foi aprovado em reunião da Congregação em 06/06/1974.Dentre as ações de extensão desenvolvidas pela Escola de ciência da Informação,destaca-se o Programa Carro Biblioteca e seus projetos vinculados: contação de histórias,Boletim Bairro a Bairro e Inclusão digital via metodologia Web Quest,este último recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de cultura informacional no Encontro de Extensão 2018.O carro biblioteca é um dos programas de extensão mais antigos da UFMG, atuando desde 1973 em comunidades carentes de Belo Horizonte e da região metropolitana como Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Ribeirão das Neves,dentre outras.A infraestrutura física e de transporte permite que o programa faça parcerias com diversos outros projetos da UFMG.Nesses quase 50 anos de existência, os projetos do Programa Carro Biblioteca já levaram estímulo à leitura, ações culturais e acesso à informação e às novas tecnologias da informação a milhares de usuários, sendo que muitos destes adentraram-se na universidade seja como discentes ou como servidores docentes ou técnico-administrativos.Deste modo, recuperar, identificar, organizar e difundir essa trajetória, fortalece a identidade e a memória da Escola de Ciência da Informação, de sua comunidade e permite que ações extensionistas sejam continuadas e que novas ações sejam criadas, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a universidade e a sociedade,previsto no plano Nacional de Extensão Universitária. As discussões contemporâneas ligam os objetivos dos arquivos e o papel das instituições arquivísticas a necessidades e interesses sociais (Macneil,2016).Tendo em vista estas diretrizes e o edital 04/2019, de apoio à gestão da extensão na UFMG, o Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação propôs, um programa de gestão estratégica da extensão, com vistas a dinamizar o processo de gerenciamento das ações extensionistas realizadas na Escola, otimizando e aprimorando as já existentes dimensões de monitoramento, avaliação, comunicação, divulgação e de fomento da extensão, bem como criando as dimensões de recuperação de memória das ações já realizadas e em curso na ECI. Dentre os objetivos do programa estará uma maior articulação entre o Cenex e os Colegiados dos três cursos de Graduação da Unidade: Museologia, Arquivologia e Biblioteconomia, para favorecer a interação do tripé-ensino-pesquisa-extensão, principalmente em virtude da nova formação esperada do aluno (a) de graduação da UFMG, que prevê que 10% da carga horária total do curso seja realizada na extensão.Deste modo,a princípio, serão dois projetos vinculados ao Programa de Gestão do Cenex ECI: 1-Projeto: Organização do acervo e Preservação da Memória da extensão na Escola de Ciência da Informação e 2-Projeto : Assessoria de comunicação da extensão da Escola de Ciência da Informação, que terá como objetivo principal rever e atualizar as estratégias de divulgação das ações de extensão na comunidade interna e externa e atualizar o portal de extensão da Escola de ciência da Informação.