POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Análise de como se dá o acesso à informação na Universidade Federal do Amapá (2023)

Kawan de Souza Pacote

A presente pesquisa lança um olhar sobre os Arquivos dentro de um ambiente universitário. Neste trabalho analisamos como a ausência de um Arquivo Central impacta no acesso à informação na Fundação Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Para tanto, utilizamos enquanto metodologia geral o método indutivo, enquanto método de procedimentos. A pesquisa se configura enquanto um estudo de caso, quanto ao tipo de pesquisa ela é de natureza aplicada e abordagem qualitativa, quanto aos objetivos ela é exploratória e quanto aos procedimentos técnicos utilizamos o método bibliográfico, documental e estudo de caso. O objetivo geral da pesquisa é analisar como se dá o acesso à informação na UNIFAP mediante a ausência de um Arquivo Central. A pesquisa possui enquanto objetivos específicos investigar o fluxo de informação no âmbito da UNIFAP, apontar as barreiras que impedem o acesso à informação mediante a ausência de um Arquivo Central, caracterizar a utilização da legislação na UNIFAP a partir da aplicação de questionário, compreender o Arquivo Central e sua importância no acesso à informação no âmbito da UNIFAP e, por fim, propor diretrizes para criação do Arquivo Central que será o produto da presente pesquisa.

Texto completo disponível em: Repositório Institucional da UFPB: Políticas públicas de acesso à informação na educação superior: proposta de diretrizes para criação do Arquivo Central da Universidade Federal do Amapá

Deixe um comentário