A presente ação de extensão do curso de arquivologia intitulada POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS: AÇÃO DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL NO SISTEMA DE ARQUIVOS E DOCUMENTOS DO ESTADO DO AMAZONAS – SAGED, tem por objetivos prestar assessoria arquivísticas junto a Secretaria de Administração de Estado do Amazonas – SEAD, para atualizar os instrumentos de gestão do documental; identificar as tipologias documentais produzidas e recebidas no âmbito do SAGED e; prestar assistência na identificação de fundos para difusão em plataformas digitais. A SEAD tem por finalidade, segundo o inciso I, Art. 1. da Lei Delegada N. 75, a formulação de diretrizes, promoção, coordenação, acompanhamento e avaliação de planos e projetos de modernização e gestão da administração pública estadual, compreendendo, inclusive, a gestão do patrimônio, da logística e acompanhamento dos gastos públicos, assegurando um processo permanente de melhoria e inovação contínua. Importante ressaltar que a organização administrativa contemporânea é marcada por constante mudanças estrutural e funcional. Logo, para a realização da presente atividade, faz necessário, primeiramente, mapear a legislação estadual voltada para gestão documental, com foco nos Decretos 37.898, de 23 de maio de 2017 que aprovado o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-meio, produzidas pela administração pública do Estado do Amazonas; Decreto 37.899, de 23 de maio de 2017 que institui o Sistema de Arquivos e Gestão de Documentos do Estado do Amazonas -SAGED-AM; Decreto n° 38.019 de 29 de junho de 2017; Manual Técnico do Sistema de Arquivos e Gestão de Documentos do Estado do Amazonas (2017). Após a pesquisa a legislação estadual, elaborar grupos de ação com foco na atualização do Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade e Manual de procedimentos, visando tornar tais instrumentos condizentes com a realidade prática, podendo ser aplicado de maneira eficiente nos diversos órgãos do estado.