PEDIPAPER SESA: Conhecer João Pessoa com desporto, educação cultural e ambiental (2019-Atual)

Eliete Correia dos Santos

Este projeto é vinculado ao programa de extensão SEMINÁRIO DE SABERES ARQUIVÍSTICOS: TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E PRÁTICAS. O Pedipaper é uma atividade dinâmica, lúdica muito desenvolvida na Europa, em especial nas universidades para acolher os alunos ingressos e para ampliar o conhecimento dos discentes. Trata-se de um jogo por equipes, direcionado para organizações ou pessoas individuais que assenta no objetivo de cumprir um determinado percurso pedestre que se descobre através da leitura e descodificação de um road-book. Com fins culturais, desportivo e educação ambiental, este projeto busca sensibilizar e socializar os alunos, através de Pedipaper, para conhecer a cultura e o meio ambiente universitário e da cidade de João Pessoa. Acredita-se que o projeto é inovador por nunca ter acontecido na capital paraibana, nem no Campus V. Espera-se, como impacto de cada atividade proposta, proporcionar aprendizagem em cultura, memória e patrimônio, além de práticas esportivas. Entende-se seu público alvo, os alunos de Arquivologia, diretamente, ou do Campus V e comunidade em geral. Acredita-se que associar práticas extensionistas ao ensino e à pesquisa contribuirá para estimular a aprendizagem e a formação integral dos educandos.