OS PAPÉIS DE PORÃO NA CONSTITUIÇÃO DA CULTURA ESCOLAR: Escola Normal Carlos Gomes, 1949 a 1966 (2001-2004)

Integrantes: Eva Cristina Leite da Silva – Coordenador.

Projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do mestrado. A pesquisa está inserida na esfera das preocupações com a história das instituições escolares, perpassada pelas culturas escolares, culturas materiais escolares memórias escolares, administração e escrituração escolar. Tendo como foco de investigação a Escola Estadual Carlos Gomes, primeira Escola de formação de professores da Cidade de Campinas, interior de São Paulo, a pesquisa remeteu-nos à busca das fontes documentais da instituição e ao encontra-las a necessidade de organização da materialidade documental, para além as atividades de descrição e acondicionamento. Buscou-se ainda, o entendimento das razões das escriturações imersas nas culturas escolares, que trazem sinais de movimentos unitários e particulares da instituição. O trabalho possibilitou uma releitura da história da educação ao privilegiar a articulação das fontes documentais com áreas afins, como a arquivologia, a museologia, a arqueologia, entre outras. Ao eleger como preocupação principal à constituição dos arquivos escolares insere-se, sobretudo na linha da preservação do patrimônio histórico.

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