OS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS NO CONTEXTO DOS REGISTROS ELETRÔNICOS EM SAÚDE: UM OLHAR SOBRE A CADEIA DE CUSTÓDIA DAS TIPOLOGIAS DOCUMENTAIS DIGITAIS NOS HOSPITAIS DO RIO DE JANEIRO (2019- Atual)

Daniel Flores

Esta pesquisa de doutorado é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI-UFF), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (PPGCI-UFBA). O estudo, com abordagem qualitativa e quantitativa, tem caráter exploratório e descritivo. O objeto de investigação são os documentos arquivísticos digitais (DAD) em saúde, compreendidos como mecanismos de difusão de conhecimentos entre serviços, sistemas e redes de atenção e inovação à saúde (CUNHA, 2014a, 2014b, 2016). Estes registros eletrônicos em saúde (RES) revelam as informações orgânicas produzidas, recebidas e acumuladas (e.g. Prontuário Eletrônico do Paciente) pelos Organismos Produtores de Serviço de Atenção à Saúde (OPSAS) e que refletem os seus atos administrativos, jurídicos e assistenciais, no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Nacional de Saúde Suplementar. Neste sentido, a pesquisa tem por objetivo geral avaliar os ambientes digitais utilizados para a gestão, preservação e acesso aos documentos arquivísticos digitais nos hospitais universitários e federais do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa se desenvolve em 03 fases: 1) Pesquisa bibliográfica e documental, buscando o aprofundamento teórico e a discussão dos conceitos utilizados na literatura acadêmico-científica nacional e internacional dos campos da Ciência da Informação, Arquivologia, Administração, Ciência da Computação, Ciência das Redes, Saúde Coletiva e Difusão do Conhecimento que apresentam discussões e reflexões sobre as temáticas metodologia de identificação, tipologia documental, espécie documental, documentos arquivísticos digitais, registros eletrônicos em saúde e cadeia de custódia em hospitais; 2) Questionário e formulários de identificação arquivística aplicados com os gestores das áreas administrativa, assistencial, tecnologia da informação e arquivo; 3) Entrevista realizada com os gestores das áreas de tecnologia da informação e arquivo.

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