Trata-se de um projeto de extensão do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que envolve orientações arquivísticas para instituições de saúde na cidade de João Pessoa, Paraíba. Tem como objetivo central orientar instituições de saúde dos segmentos público e privado para realização de gestão de documentos arquivísticos. A proposta tem como meta contribuir para a melhoraria da realidade documental nas instituições de saúde, promovendo uma consciencialização de como devem proceder no cotidiano de sua produção documental. Essas orientações se darão a partir da exposição dos conhecimentos teóricos da área de arquivologia, por meio de palestras educativas ministradas pela equipe do projeto nas dependências da UFPB. Dessa forma, buscamos colaborar para a viabilidade do acesso e uso das informações no contexto da saúde, reforçando o papel da gestão de documentos e as vantagens desse processo para economia de espaço, celeridade de processos, fluxo informacional aliado à eficiência na tomada de decisão. Como resultados esperados visamos contribuir para a melhoraria do acesso e uso dos documentos nas unidades de saúde contempladas com o referido projeto; alcançarmos a conscientização da existência e da importância do Arquivista, para atuar junto às instituições de saúde públicas ou privadas; oportunizar discentes e docentes a pensar e agir estrategicamente ampliando a possibilidade de mercado de trabalho e de estágios, na área de arquivologia e facilitar a compreensão das instituições de saúde que se inscreverem no projeto, quanto a importância da implementação de conhecimentos práticos em torno da gestão documental, entendendo a importância da informação como insumo capaz de colaborar para a eficiência no processo assistencial e administrativo. Este projeto também envolverá um diálogo maior entre os profissionais de saúde e pacientes por meio da orientação na padronização das linguagens expostas nos documentos, principalmente neste mundo globalizado em que muitos pacientes chegam nos hospitais e clínicas já com um autodiagnóstico ou até mesmo automedicação por consultar informação previamente. Pois, a Gestão de Documentos se preocupa com a forma de como a comunicação por meio de registro dos fatos seja documentos administrativos e finalísticos.