ORGANIZAÇÃO DO ACERVO ARQUIVÍSTICO DA COLEÇÃO THIAGO DE MELLO CUSTODIADO NO MUSEU AMAZÔNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS/UFAM (2020-Atual)

Leandro Coelho de Aguiar

Em 2009, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Fundação Universidade do Amazonas (FUA) e a Fundação Djalma Batista (FDB) foi doado o acervo do projeto Biblioteca Thiago de Mello, apresentado ao Ministério da Cultura, devido a relevância de sua obra para Região Amazônica.  Poeta e tradutor amazonense, Amadeu Thiago de Mello, nasceu em 30 de Março de 1926. Após o golpe militar de 1964, sua obra ganha um conteúdo político e neste contexto produz seu poema mais conhecido ?Os Estatutos do Homem?. Perseguido pela ditadura deixa o país, encontra Pablo Neruda e se torna conhecido internacionalmente por sua luta por direitos humanos com seu livro ?Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida?. Após o fim do regime militar voltou a Barreirinha/AM, onde vive até hoje. A coleção do poeta é composta de aproximadamente 10 mil itens envolvendo obras literárias, de arte, documentos e correspondências pessoais. Com a intenção de favorecer o adequado tratamento técnico, guarda e conservação aos itens apresentados em diversos suportes, o acervo foi subdividido em bibliográfico, arquivístico e museológico. Este projeto pretende tratar o acervo sob a custódia da Divisão de Pesquisa e Documentação Histórica (DPDH) do Museu Amazônico, são 5,69 metros lineares de documentos em suporte papel, que reúnem elementos que permitem perceber as relações do poeta em seu cotidiano por meio das cartas trocadas com personalidades nacionais e internacionais, além dos originais de obras do autor e manuscritos de outros autores. Conforme o Acordo de Cooperação Técnica o acervo foi incorporado ao patrimônio da FUA, cabendo a esta a guarda e a preservação da coleção e de acordo ?Diretrizes para Gestão da Coleção Thiago de Mello? a DPDH tem a responsabilidade de promover a reordenação, restauro, disseminação e controle de uso dos documentos arquivísticos, bem como proporcionar o acesso ao público para tanto necessitando de recursos financeiros para a sua perfeita efetivação. Diante do exposto, o presente projeto tem como objetivo principal organizar o acervo arquivístico da coleção do escritor Thiago de Mello sob custódia do MA, por meio de um processamento arquivístico que possibilitará a implantação de procedimentos adequados para assegurar a preservação, controle, disseminação do acervo e sobretudo do acesso aos documentos ou de seus representantes digitais.