Imaginar é desenhar conceitos abstratos. Dar forma. Direcioná-los do estado etéreo a uma realidade factível. Visual. Para González e Arillo (2003, p.7), a “imagem se impõe ao mundo cultural, ao mundo científico e de maneira especial aos processos educacionais, interferindo nos modos de produção, difusão e recuperação de conhecimentos”, revelando como a “memória coletiva vai sendo construída, criando laços de pertencimento mútuo e unindo os membros de uma mesma coletividade” (BORGES, 2005, p.112). Todo esse potencial acaba por traduzir um tempo presente onde, contraditoriamente, a imagem – fixa ou em movimento – se estabelece como interlocutor privilegiado entre os indivíduos e o saber humano, mas perde gradativamente a força do seu impacto pelo volume de informações visuais que nos chegam diariamente, subvertendo e dispersando a nossa atenção ao ponto de não mais percebermos o que elas, efetivamente, nos “relatam”. O objetivo desta pesquisa é elaborar uma metodologia de referência para a descrição de conteúdo em documentos visuais voltada aos profissionais de arquivo, fundamentada tanto pela teoria do campo, como também, por manuais técnicos existentes.
O CÓDIGO SECRETO: o quê a imagem escreve por linhas tortas? (2016-atual)
- Autor do post:pauloh
- Post publicado:09/10/2021
- Categoria do post:Docente / Projetos de pesquisa
- Comentários do post:0 Comentário