Eliane Cristina de Freitas Rocha
As atividades de mediação estão presentes em unidades de informação e espaços de memória e cultura. No entanto, não é possível saber quais são os fundamentos teóricos que sustentam as mediações em unidades de informação e espaços de memória e cultura no campo da prática profissional. Esta pesquisa busca suprir esta lacuna ? ao mesmo tempo que investiga os fundamentos teóricos do campo das mediações, procura saber como tais fundamentos são aplicados à prática profissional em unidades de informação e cultura. Tem como objetivos: – Realizar revisão sistemática dos conceitos de mediação da literatura da área de Ciência da Informação, Arquivologia, Museologia, Biblioteconomia e Comunicação, relacionando-os com os conceitos de ação cultural, ação educativa, educação patrimonial; mediatização e mediação técnica. – Identificar práticas de mediação realizadas por diferentes equipamentos culturais, em suas especificidades, quanto às suas missões institucionais (arquivos, bibliotecas, museus, centros de cultura, etc.). – Identificar práticas de mediação realizadas por diferentes equipamentos culturais em suas formas de contato com seus públicos (ciberespaço ou ambiente concreto). – Categorizar as práticas de mediação realizadas pelos equipamentos culturais, conforme as teorias da mediação cultural e educativa identificados no primeiro objetivo supracitado.