Georgete Medleg Rodrigues – Coordenadora/ Eliane Braga de Oliveira
A formação do arquivista vem há décadas sendo objeto de estudo e pesquisas de pesquisadores da área, como o demonstra publicações do Conselho Internacional de Arquivos, bem como eventos temáticos dessa organização internacional. O avanço de cursos de formação em arquivologia nas universidades, bem como a questão do direito de acesso à informação tem aumentado a preocupação com o currículo da disciplina Arquivologia. Um projeto de iniciação científico orientado por nós demonstrou a pertinência e necessidade de uma pesquisa com esse tema. OBJETIVO GERAL: Compreender, numa perspectiva histórica, as transformações da profissão do arquivista por meio do estudo da formação acadêmica desse profissional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) identificar a evolução das exigências curriculares para a formação acadêmica do arquivista na literatura internacional; b) verificar como essa evolução ocorre no Brasil, por meio de um estudo do papel dos estágios curriculares nessa formação, especificamente em Brasília. REFERENCIAL TEÓRICO: Para o tema formação em Arquivística focamos, entre outros, os trabalhos de JARDIM et al. (1999), ROUSSEAU e COUTURE (1998), JARDIM e FONSECA (1999), BELLOTTO (2004), SOUSA e RODRIGUES (2003). Quanto ao subtema estágio curricular supervisionado destacamos, entre outros, os trabalhos de BURIOLLA (1995), FARIA FILHO (2003); direcionando mais especificamente para o estágio no âmbito da Arquivística, observado tanto a partir do local de estágio como do local de formação, consideramos essenciais os trabalhos de SOUSA (1999), ROUSSEAU e COUTURE (1998), COUTURE, MARTINEAU e DUCHARME (1999), ROUSSEAU (1997-1998). Os estudos de VALENTIM (2000 e 2004), MUELLER e BAPTISTA (2004), RODRIGUES (2002 e 2004), CUNHA e CRIVELLARI (2004), TARAPANOFF (1997) são alguns dos trabalhos que trarão contribuições ao tema do projeto. REFERENCIAL METODOLÓGICO: pesquisa descritiva e explicativa, bibliográfica e documental. Resultados alcançados: Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para o enriquecimento da bibliografia da área e permita a compreender o percurso de formação acadêmica do arquivista e os aspectos ligados ao exercício da profissão. Resultados alcançados: conclusão de uma dissertação de mestrado e de um PIBIC sobre o tema; apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos científicos e capítulos de livros.