Esta monografia é o resultado de uma pesquisa desenvolvida por meio de um estudo de caso focado na definição e análise tipológica contemporânea de tipos documentais relativos a peças publicitárias impressas produzidas pela extinta agência de publicidade MPM Propaganda São Paulo S/A.. Aborda sobre a inserção da Diplomática nos estudos da Arquivística que permite a compreensão da estrutura do documento de arquivo e do vínculo dos conjuntos documentais com o órgão produtor. Discorre acerca da publicidade, sua legislação, a produção dos documentos publicitários e a elaboração dos anúncios. Relata sobre a origem da MPM e seu fundo documental que revela sua importância nos contextos social, político, econômico e cultural e que servem de subsídio para o resgate da história da agência nos âmbitos estadual e nacional. Descreve as etapas da pesquisa desde a seleção dos tipos documentais a serem analisados até o preenchimento da ficha de identificação de tipos documentais. Apresenta os benefícios obtidos com a análise diplomática contemporânea realizada nesse arquivo publicitário. Sugere o trabalho conjunto entre profissionais da arquivologia e de produção gráfica para a confecção de glossário ilustrado específico de peças publicitárias para facilitar o trabalho de identificação dos tipos documentais produzidos.
Texto completo disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/40238/000827656.pdf?sequence=1