Integrantes: Sânderson Lopes Dorneles – Coordenador
A obrigatoriedade da implantação do acervo acadêmico digital por Instituições de Ensino Superior do Brasil desencadeou um processo de conformidade por parte dessas instituições em relação a essa obrigação, logo se faz necessário um instrumento para avaliar a gestão desses documentos acadêmicos. Com isso, formula-se o seguinte problema de pesquisa: O que é necessário e como desenvolver um modelo conceitual para avaliação de maturidade da gestão do acervo acadêmico digital das Instituições de Ensino Superior? Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo propor um modelo para avaliação de maturidade da gestão do acervo acadêmico digital das Instituições de Ensino Superior. Como procedimentos metodológicos, realiza-se uma investigação descritiva e propositiva, utilizando-se das técnicas da pesquisa bibliográfica e documental com abordagem quali-quantitativa. A base para a elaboração do modelo de maturidade será o método de pesquisa científica denominado Design Science Research na perspectiva de Becker, Knackstedt e Pöppelbu (2009), que fundamentaram oito requisitos para a elaboração de modelos de maturidade. E, a validação do modelo de maturidade elaborado, dar-se-á a partir da técnica Delphi, com a consulta à especialistas em gestão do acervo acadêmico digital, e com a aplicação prática do modelo proposto em instituições da esfera pública e da iniciativa privada. Quanto aos resultados parciais, apresenta-se um primeiro esboço do modelo de maturidade. E, como conclusão, a expectativa é que o modelo desenvolvido seja de aplicação simples e eficaz, com o propósito de auxiliar as Instituições de Ensino Superior a aprimorarem suas práticas de gestão do acervo acadêmico digital.