Objetiva analisar como os processos de gestão do conhecimento associados às práticas arquivísticas podem contribuir com a formação e preservação da memória organizacional no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (SEBRAE/PB). Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório-descritivo e correlacional, com uma abordagem qualitativa. É uma pesquisa documental e de campo, configurando-se como um estudo de caso no arquivo da organização pesquisada. Adota como técnica e instrumento de coleta, a observação direta intensiva com anotações em diário de campo formalizado, bem como entrevista semiestruturada para validação, utilizando-se da análise de conteúdo como técnica de análise e interpretação dos dados por meio do sistema de categorias, subcategorias e indicadores fundamentados em autores nacionais e internacionais. Os processos de gestão do conhecimento associados às práticas arquivísticas foram identificados a partir das seguintes categorias: seleção, organização, armazenamento e atualização do conhecimento. Ratifica que o SEBRAE/PB é uma organização baseada em conhecimento, considerando sua estrutura administrativa, os seus documentos de nível estratégico, como também as ações de gestão do conhecimento identificadas nas categorias de análise. Na organização, a gestão do conhecimento está sob responsabilidade da Unidade de Marketing, Comunicação e Gestão do Conhecimento, sendo também responsável pelas atividades inerentes ao setor de arquivo. Constata que, mesmo não ocorrendo de forma integrada e contínua, existem ações efetivas de processos de gestão do conhecimento conjuntamente com as práticas arquivísticas no SEBRAE/PB. No entanto, a organização precisa criar diretrizes ou políticas mais consistentes para o melhoramento desses processos, dando continuidade às atividades que colaboram para manter a memória organizacional atualizada no ambiente de trabalho dos seus colaboradores e clientes. Evidencia as dimensões da memória organizacional no contexto dos processos de gestão do conhecimento associados às práticas arquivísticas com base nos resultados obtidos no campo da pesquisa e nas inferências. Conclui que os processos de gestão do conhecimento quando associados às práticas arquivísticas contribuem com a formação e preservação da memória organizacional por meio de estratégias de compartilhamento e criação do conhecimento e de práticas realizadas em ambiente arquivístico.
Texto completo disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16860?locale=pt_BR