MARCANDO X: análise das provas de concursos para arquivistas (2015-2016)

Josemar Henrique de Melo

O projeto tem como objetivo central analisar a relação entre as formas de avaliação para acesso aos cargos públicos através do processo seletivo realizado pelas instituições e a formação dos profissionais de Arquivologia. É uma pesquisa de caráter bibliográfica e documental realizada sobre os editais e as provas de concursos públicos federais entre os anos de 2001 a 2014. O trabalho tem uma abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória, Temos como base teórica trabalhos, tanto na área de educação que analisa o processo avaliativo nas escolas (ESTEBAN, 2004; GARCIA, 2003; HOFFMANN 1998), quanto estudos na área de Arquivologia (MASSON E SILVA, s/d; SOUSA 2013), onde foi percebido uma lacuna no que se refere a este tipo de estudo. Pretende-se com esta pesquisa propor aproximações entre os currículos vistos nas salas de aula, principalmente no que toca as reestruturações que devem ser realizadas pelos referidos cursos ao mercado de trabalho, interação essa preconizada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação.

Deixe um comentário