Integrantes: Eva Cristina Leite da Silva – Coordenador / Camila Schwinden Lehmkuhl – Integrante / Suéllem Chrystina Leal da Silva – Integrante.
O direito à informação é garantido pela Constituição, entretanto, faltam políticas públicas eficientes em prol da informação como bem público. Neste aspecto, os profissionais da informação e demais pesquisadores podem assumir papel fundamental, tanto em relação ao conhecimento científico, técnico e administrativo para a salvaguarda da informação (gestão documental nas fases corrente, intermediária e permanente), quanto à co-responsabilidade pelo direito e acesso à informação. Frente à importância e o direito de acesso à informação como meio de reelaboração do conhecimento, e a responsabilidade pelo ensino ou disseminação de uma educação patrimonial às gerações; há a urgente necessidade de projetos voltados para a temática dos arquivos escolares. Esse projeto visa, em sua primeira fase, diagnosticar a situação e descrever em linhas gerais o que existe hoje nos arquivos escolares (instituições públicas em Florianópolis/SC), do que são constituidos, quais informações podem ser encontradas, como estão organizados e armazenados. Para segunda fase, visando a construção do inventário documental, haverá a seleção de instituições escolares, tendo em vista o seu histórico institucional e pertinência ou vulnerabilidade do acervo. Pode ser este mapear um importante passo para a consolidação nas Escolas de uma visão favorável à qualidade da gestão documental que constribui indiscutivelmente para a gestão escolar, inclusive na aprendizagem em sala de aula. Uma das formas de acesso e conhecimento a respeito dos referidos arquivos é através do levantamento descritivo das fontes. Um trabalho que exige conhecimento técnico e comprometimento com o patrimônio documental escolar, que está em risco, sengundo apontamentos de inúmeros estudos (Silva, Menezes, Moraes, Belloto, Catani, Souza, Vidal, Escolano, Mogarro, etc). O projeto, além de contributivo para as Escolas e a sociedade como um todo, propicia a participação de alunos de graduação no desenvolvimento da pesquisa.