A pesquisa é voltada à questão da Usabilidade e Acessibilidade em ambientes informacionais digitais, com foco nos websites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil e atenção especial às possiblidades de aplicação do modelo de avaliação de usabilidade e acessibilidade web. Dentre os inúmeros conceitos existentes na literatura especializada, entendemos a usabilidade como a capacidade de um produto ser facilmente usado e facilmente aprendido. A usabilidade está liga à capacidade do sistema em interagir com o usuário, atendendo às suas necessidades. Para avaliarmos a usabilidade de um produto existem três principais parâmetros: Efetividade, eficiência e satisfação, em certo contexto de uso, levando-se em conta um grupo específico de usuários. Nessa pesquisa, entende-se ambiente informacional digital (AID) como aquele onde conteúdos digitais, recursos, estão armazenados e podem ser pesquisados e recuperados para uso posterior. Parece relevante investigar e avaliar a usabilidade dos ambientes informacionais digitais, com a avaliação de acessibilidade com base nas recomendações da W3C. A pesquisa tem como objetivo geral: avaliar os Websites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil na perspectiva da usabilidade e da acessibilidade web. As bases teóricas do estudo estão balizadas em três conceitos que se interconectam e substanciam o polo teórico desta investigação, trata-se de uma articulação entre a Ciência da Informação, a Usabilidade e Acessibilidade Web. A natureza da pesquisa será aplicada, pois visa avaliar os Websites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil na perspectiva da usabilidade e acessibilidade para isso recorre-se a aplicação de testes de usabilidade nos referidos ambientes informacionais digitais. A avaliação de usabilidade nos AID se dará da seguinte forma: a) aplicar a metodologia de avaliação de usabilidade desenvolvida por Lima (2012), que propõe um teste de usabilidade para medir a eficiência, a eficácia e a satisfação; b) Visitar os Websites dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil para Aplicar um checklists de avaliação segundo os padrões recomendados pela W3C para acessibilidade; c) Analisar comparativamente os resultados. Espera-se fomentar o fortalecimento da avaliação de usabilidade e acessibilidade, acreditando que os resultados da pesquisa serão de grande relevância para o campo da Usabilidade, da Acessibilidade, dos Ambientes Informacionais Digitais, da Ciência da Informação, da Biblioteconomia e da Arquivologia.