IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS DO TRT-12 (2023-Atual)

Integrantes: Cezar Karpinski – Coordenador / Rita de Cassia Castro Cunha – Integrante / Jefferson Neri Corbari – Integrante / Jacqueline Neis Mathias – Integrante.

O Tribunal Regional do Trabalho de 12 região reúne acervos de valor histórico inestimável à sociedade catarinense. Sob sua custódia estão arquivos relacionados às ações do judiciário em todas as varas de trabalho de Santa Catarina. Diante desta realidade, a instituição demanda por ações que potencializem a política de preservação de sua memória institucional. Assim, o objetivo geral deste projeto é o de desenvolver ações de preservação e conservação do patrimônio documental do TRT 12 Região. Especificamente se objetiva: a) Planejar e tramitar acordo de cooperação técnica entre UFSC e TRT 12 Região para fomentar ações em prol da memória institucional; b) Subsidiar e/ou executar atividades voltadas à conservação do patrimônio documental do TRT 12 Região; c) Propor, dentro de aspectos técnicos, projeto para instalação de laboratório para tratamento documental; d) Capacitar os servidores da Justiça do Trabalho de Santa Catarina em Conservação de Documentos em suporte de papel, por meio de cursos, oficinas e estudos de caso. Do ponto de vista teórico, as ações seguirão os princípios da conservação preventiva e da teoria contemporânea da restauração. Os procedimentos metodológicos serão variados e se aplicarão a partir de diagnósticos técnicos das tipologias documentais, quantitativos, estado de conservação e interesses da instituição. Espera-se, como resultados, a identificação de técnicas e procedimentos específicos para conservação do patrimônio documental do TRT 12 Região, a instalação de um laboratório de conservação para que atenda as finalidades e principais tratamentos do acervo do TRT 12 Região e a capacitação e formação dos profissionais da instituição em conservação de documentos.

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