IDENTIFICAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DE DISCENTES DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UFBA: RESGATE HISTÓRICO DO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) (2015-2016)

Louise Anunciação Fonseca de Oliveira do Amaral

A identificação e o tratamento técnico do acervo documental de discentes da Escola Politécnica da UFBA será a proposta deste projeto. Fundada em 12 de julho de 1896, como Instituto Politécnico da Bahia, a então Escola Politécnica da Bahia foi inaugurada em 14 de março de 1897. Em 1946, a Escola Politécnica da Bahia é incorporada à Universidade Federal da Bahia. Ao longo desta história, esta unidade de ensino acumulou um acervo documental que delineia uma trajetória de crescimento, transformações e consolidação da Escola e, portanto, de considerável relevância para a sociedade baiana em geral, bem como a comunidade acadêmica, científica e profissional. No presente estudo, o foco é o resgate do acervo documental de discentes da Escola Politécnica, do período de 1964 a 1985, por intermédio da identificação e descrição arquivística, com o intuito de mapear e identificar os discentes, reconstituindo à sua atuação no referido período. Este estudo se caracterizará como exploratório, bibliográfico, documental e de levantamento, no qual os dados obtidos serão analisados numa abordagem sócio-histórica, a fim de possibilitar sua inter-relação com o contexto social do período da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985) no qual os discentes e a Escola Politécnica estavam inseridos..