IDENTIFICAÇÃO DA TIPOLOGIA DOCUMENTAL DO FUNDO PREFEITURA MUNICIPAL DE MARÍLIA (2004-2006)

Ana Célia Rodrigues

Esta pesquisa se insere no contexto dos estudos de gênese documental arquivística, contribuindo para a formulação de requisitos padronizados de identificação arquivística aplicados ao tratamento de massas acumuladas em arquivos. O objetivo é fornecer parâmetros para identificar o tipo documental, denominando-o corretamente a partir da ação que justificou sua produção e caracterizá-lo, a partir dos elementos que integram sua estrutura e conteúdo. Estes elementos serão objeto de análise comparativa com outros documentos semelhantes e serão usados para definir as séries. A base conceitual desta proposta reside no estudo sobre o documento de arquivo, tomado como ponto de partida para realização das práticas arquivísticas, utilizando a metodologia de identificação de tipologia documental aplicada à classificação e descrição de conjuntos de documentos no contexto do tratamento de massas documentais acumuladas. O tratamento técnico se inicia pela identificação da tipologia documental acumulada e logo, pela identificação do órgão produtor, etapas que sustentam a classificação e descrição do fundo. O trabalho é realizado no Fundo Prefeitura Municipal de Marília (1929-1970), sob guarda do Centro de documentação Histórica e Universitária de Marília (CEDHUM) da Unesp-Marília, com a participação de alunos-bolsistas do Programa de Bolsa de Apoio Estudantil (BAE).

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