IDENTIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA: utilizando a diplomática contemporânea como fundamento metodológico no Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro (PGD-RJ) – (2009-2013)

Ana Célia Rodrigues

Pesquisa científica aplicada do projeto “Identificação arquivística: subsídios para a construção teórica sobre a tradição brasileira”, financiado pelo Programa Jovem Pesquisador UFF 2009, da PROPPi/UFF. Estudo de caso de aplicação dos parâmetros da diplomática contemporânea para identificação da tipologia documental das Secretarias de Estado da Fazenda e de Planejamento, com o objetivo de desenvolver a metodologia e normalizar os procedimentos para classificar e avaliar os documentos no âmbito do Projeto de Gestão de Documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado da Casa Civil. Os resultados preliminares foram divulgados no I Seminário de Estudos Arquivísticos: A gestão documental no contexto da administração pública estadual do Brasil, realizado em 2010, promoção conjunta dos parceiros institucionais PPGCI/UFF e APERJ/GovRJ. No PGD-RJ, o convenio estabelecido com a UFF possibilitou a realização de estágios pelos alunos do Curso de Arquivologia, sob a orientação da equipe do APERJ, integrando os alunos nas discussões do projeto. Recortes temáticos foram abordados pela equipe em desdobramentos da pesquisa, desenvolvidos no âmbito de projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso de Arquivologia, Iniciação Científica PIBIC UFF/CNPq e de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Os resultados da construção teórica da metodologia da avaliação e dos resultados de sua aplicação no PGD-RJ foram sistematizados e publicados. Estes produtos, resultado da experiência da parceria APERJ/UFF que transforma o PGD-RJ em laboratório de pesquisa desse projeto.