GÊNEROS ACADÊMICOS: nas fronteiras do projeto SESA (2014-2021)

Eliete Correia dos Santos

O objetivo desse projeto é analisar a aplicabilidade de uma proposta teórico-metodológica de ensino de gêneros acadêmicos à luz dos preceitos de Bakhtin e do Círculo quanto às Ciências Humanas, ao discurso de outrem na fronteira da interação verbal e ao próprio ato responsável na universidade e na vida. A pesquisa-ação realizada entre 2007 a 2010 serviu para geração de dados e a pesquisa interpretativista para análise e discussão da prática pedagógica que resultou na tese de doutorado. O Projeto Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA obteve progresso, entretanto a estrutura cronotópica e os fatores institucionais que interferem direta ou indiretamente no processo de aprendizagem são apontados como limitações. A presença explícita da palavra de outrem nos enunciados se estabelece pelo discurso reportado, uma enunciação na enunciação ou sobre outra enunciação que não se esgota na citação, porém deve ser considerado pela apreensão valorativa da palavra de outrem. Baseando-se na arquitetônica de Bakhtin e o Círculo (eu-para-mim, eu-para-o-outro, outro-para-mim), elaboramos as diretrizes pedagógico-axiológicas para o ensino de gêneros acadêmicos que nos estimulam a pensar o ensino desde a formação de seu currículo às práticas efetivas em sala de aula, a saber: currículo e transposição didática, interdisciplinaridade, cooperação acadêmica, multi(letramentos), interação pedagógica em sala de aula. Para se pensar nos princípios pedagógicos, organizamos os princípios axiológico-éticos da interação para o ensino de um gênero acadêmico que estão estabelecidos em três tipos de relações: ?relações entre os objetos; relações entre sujeito e o objeto; relações entre sujeitos? e divididos em duas categorias: princípios sociopedagógicos da interação na sala de aula; princípios emotivo-éticos da interação na sala de aula. Levando-se em consideração as diretrizes pedagógico-axiológicas que estão interligadas do currículo à prática efetiva em sala de aula, formulamos as sequências dialógicas as quais denominamos de um encadeamento fronteiriço de atividades acadêmicas para a produção de um gênero. Cada etapa é organizada em movimento que procura responder aos princípios sociopedagógicos e aos princípios emotivo-éticos. Concluímos que a ação docente precisa se distinguir pela presença significativa da vontade que orienta a sua ação de participar nesse processo e de representar nos mundos discursivos. Uma ação capaz de estabelecer uma relação que não se constitui por um ato impositivo, mas que requer abertura e tem como única via a confiança. Nos termos bakhtinianos, a relação amorosa com a palavra do outro é fundamental para o processo pedagógico. Um espaço fronteiriço em que o diálogo entre o Eu e o Tu seja realizado e nos constitua, um lugar em que o outro deve ser ouvido, respeitado e reconhecido.

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