ESTUDO PARA ELABORAÇÃO DE UM QUADRO DE FUNDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) ( 2013- Atual)

Andrea Gonçalves dos Santos

Em 1969, a partir da Escola de Engenharia Industrial, da Faculdade de Direito Clovis Bevilaqua, da Faculdade Católica de Filosofia e da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas surge a Universidade do Rio Grande ? URG e a Fundação Universidade do Rio Grande, como sua entidade mantenedora. Após o reconhecimento do curso de Medicina, se incorpora à URG a Faculdade de Medicina. Atualmente a Universidade Federal do Rio Grande ? FURG conta com uma equipe de arquivistas em seu quadro de servidores, trabalhando para a implantação de um sistema de arquivos para a instituição. Seguindo a reestruturação das unidades administrativas e acadêmicas da instituição em 2008, é criada a unidade Arquivo Geral em 2010 tornando-se Coordenação de Arquivo Geral em 2012. Devido à complexidade da organização funcional, o volume documental produzido e a posição hierárquica que ocupam diversos órgãos que compõem a Universidade, é necessária a realização desta pesquisa para identificar seus fundos documentais, que possibilitarão a gestão documental. Desta forma, o problema que norteia o desenvolvimento desta pesquisa é: como elaborar um quadro de fundos para a Universidade Federal do Rio Grande ? FURG, de forma a contemplar todas as mudanças e características da organização e alinhadas nas orientações da Arquivística? Pretende-se realizar uma revisão bibliográfica, utilizando também a pesquisa na internet referente a princípios arquivísticos, apropriação e entendimento da definição de fundo, estudo da legislação e dos sistemas de arquivos vigentes. Os temas serão abordados em forma de grupo de estudos reunindo técnicos, docentes e discentes. A partir dos estudos a serem realizados e considerando a estrutura organizacional da instituição pretende-se elaborar um quadro descritivo dos fundos da FURG. Através deste quadro, a gestão de documentos oferecerá as condições necessárias a avaliação e a classificação de documentos, garantindo a guarda ordenada de documentos, sua conservação e, principalmente seu acesso.

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