EDUCAÇÃO PARA A INFORMAÇÃO: Uma proposta de enfrentamento à desinformação (2023-Atual)

Jussara Borges de Lima

Este projeto tem por objetivo determinar a base conceitual e metodológica necessária para promover a educação para a informação. A onipresença da informação e da comunicação em diversos meios, formatos e canais não vem repercutindo em sociedades mais sábias: cresce o negacionismo científico, a intolerância e a eleição de governos totalitários. É necessária uma educação para se apropriar da informação de forma saudável e ética em oposição à proliferação de desinformação. A promoção de competências infocomunicacionais vem se mostrando um dos caminhos mais promissores para a educação para a informação. O conceito das competências infocomunicacionais foi desenvolvido na tese da proponente; e no pós-doutoramento estabeleceram-se indicadores de validação dessas competências. Desde 2017 vêm sendo conduzidas experiências de promoção de competências infocomunicacionais com diferentes públicos. A proposta deste projeto é avançar para uma estrutura conceitual e metodológica que subsidie a todos que atuam no amplo escopo da educação para a informação, tendo como objeto empírico da pesquisa arquivistas e bibliotecários brasileiros. A educação para a informação tem pesquisa ainda pouco consolidada no Brasil, o que se reflete num dos problemas mais agudos da atualidade: a desinformação. Por isso, é necessário explorar, pesquisar, testar e reavaliar estratégias de enfrentamento a este fenômeno. Os procedimentos metodológicos envolvem: a) acompanhamento de outras pesquisas que forneçam subsídios para a construção da base teórico-metodológica para a estrutura; b) levantamento documental de políticas públicas, programas e iniciativas que impactem na educação para a informação; c) customização de uma proposta teórico-metodológica considerando as etapas anteriores e a experiência acumulada; d) experimentação com bibliotecários e arquivistas brasileiros; e) ajustes à estrutura e sua disponibilização em termos de um programa para uso público. Os resultados esperados podem ser sumarizados em cinco linhas principais: uma estrutura teórico-metodológica para educar para a informação; produção e comunicação científica dos resultados da pesquisa; popularização da ciência através da divulgação da estrutura, dos métodos e todas as ferramentas de ensino utilizadas; formação de recursos humanos qualificados para atuar no enfrentamento à desinformação; consolidação de uma rede de pesquisa sobre a educação para a informação.

Deixe um comentário