DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS NO BRASIL: trajetória, institucionalização e novas perspectivas (2019)

Luiz Antonio Santana da Silva

Considerando as especificidades técnicas e diversos problemas inerentes a documentos audiovisuais, bem como status ou medidas protecionistas atribuídas a tais documentos, isto é, sua patrimonialização, dispositivos legais de autoria, de imagem, buscar-se-á demonstrar que existem documentos desse tipo que são reflexos de função administrativa, com caráter orgânico e função probatória de atividades, e por tal razão devem ser incorporados no contexto de produção. Objetiva-se, assim, imputar a necessidade de que o documento audiovisual seja reconhecido como documento de arquivo e seja inserido nos procedimentos de gestão documental. Para tanto, procede-se a abordagem dos princípios arquivísticos que pauta a gestão de documentos, bem como das características e do percurso histórico dos documentos audiovisuais em arquivos no Brasil, partindo inicialmente da pesquisa bibliográfica para a delimitação do tema de estudo. Nesse sentido, analisam-se tais questões no âmbito nacional, tomando como base os órgãos oficiais de formulação das políticas arquivísticas, assim como dos eventos e publicações promovidos por esses órgãos e associações profissionais da Arquivologia. Tais procedimentos têm como propósito embasar e adquirir informações para o desenvolvimento dessa pesquisa e propor novos olhares sobre esses documentos e suas especificidades, a partir dessa análise retroativa da área dos arquivos no Brasil. Desse modo, observa-se que a reflexão dos conceitos de documentos audiovisuais e sua relação com os princípios e técnicas da Arquivologia, juntamente com as especificidades dessa linguagem e gênero documental fornecem subsídios para solucionar problemas oriundos de discussões limitadas. Também, traçar perspectivas e novos rumos dentro da Arquivologia a respeito de uma organização documental adequada voltada para esses documentos. Apontar uma nova perspectiva permite compreender que documentos audiovisuais fazem parte de um todo orgânico; e não possuem significado e valor probatório quando desvinculados de seu contexto. Logo, por meio da compreensão de sua linguagem e aspectos técnicos, bem como o respeito aos preceitos arquivísticos, poder-se-á inseri-los nos procedimentos de gestão documental, tornando-os úteis para o motivo pelos quais foram produzidos.

Texto completo disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/181004/santana_la_dr_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y

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