DIAGNÓSTICO ARQUIVÍSTICO DO ARQUIVO CENTRAL DA UFAM (2019 – Atual)

Rodolfo Almeida de Azevedo

O presente trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico dos Arquivos que estão vinculados ao Arquivo Central da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Esta foi constituída atualmente por 18 unidades de ensino, entre institutos e faculdades, sua estrutura incorporou de início a Faculdade de Direito, remanescente da Universidade de Manáos, e as faculdades de Ciências Econômicas e de Filosofia, Ciências e Letras, unidades isoladas de ensino superior, criadas e mantidas pelo Estado. O Arquivo Central da UFAM foi criado através da Portaria nº 0814/2001, de 27de junho de 2001 e referendado pela Resolução CONSAD /UFAM nº 001/2001. Segundo esta resolução são atribuições do Arquivo: Resgate, organização, preservação, conservação e armazenagem do acervo documental produzido pela Universidade do Amazonas.Logo, a presente atividade vem diagnosticar a situação dos arquivos vinculados ao Arquivo Central e propor ações de melhoria. Mediante essa atividade, de estudo e pesquisa dos arquivos vinculados direta ou indiretamente com ao Arquivo Central, será possível identificar a situação dos documentos e com isso lançar propostas de preservação e organização da documentação para que a mesma possa ser acessada de maneira eficiente, bem como, contribuir para a formação dos discentes do curso de Arquivologia que poderão exercitar na prática as atividades apreendidas em sala de aula.