O objetivo desta tese foi desenvolver um modelo de gestão de dados arquivísticos para a emissão de diplomas digitais, seguindo os princípios FAIR e TRUST, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O modelo proposto visa otimizar a eficiência e eficácia do processo de emissão e gerenciamento de diplomas digitais, garantindo a confiabilidade e segurança dos registros digitais e em conformidade com padrões de dados modernos e as melhores práticas no campo da Arquivística. O estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, descritiva e documental. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de pensadores vinculados à Ciência da Informação, Arquivologia, Diplomática Contemporânea, Ciclo de Vida dos dados, Big Data e Metadata, Briet (2016); Bellotto (2007); Duranti (2015); Borgam (2015); Pomerantz (2015). Os resultados indicam que o modelo desenvolvido não só atende às necessidades específicas do IFPB, mas também estabelece um padrão que pode ser adaptado por outras instituições. O modelo é inovador ao integrar os princípios FAIR e TRUST, enfatizando a importância da localização, acesso, interoperabilidade, reutilização, transparência, responsabilidade, foco no usuário, sustentabilidade e uso de tecnologias adequadas na gestão de dados arquivísticos. Observamos que o modelo proposto representa um avanço significativo para a gestão de dados arquivísticos no IFPB, oferecendo um caminho viável para a modernização do processo de emissão de diplomas digitais, contribuindo para o campo da gestão de dados arquivísticos, fornecendo um exemplo prático de como os princípios FAIR e TRUST podem ser efetivamente implementados em instituições educacionais, promovendo melhorias significativas na gestão de dados e no serviço ao usuário, garantindo confiabilidade e segurança aos registros digitais.
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