COLECIONANDO MEMÓRIAS: preservação da história e da memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Do Triângulo Mineiro por meio de um Centro de Documentação Virtual. (2021)

Caio Resende

A presente pesquisa está inserida na área de concentração da Educação Profissional e
Tecnológica e na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na
Educação Profissional e Tecnológica. A memória institucional é importante para preservar a
história e a identidade das instituições. Com o esquecimento, uma instituição pode sofrer de
uma amnésia coletiva, perdendo momentos importantes da sua trajetória. Para preservar a
memória institucional, é necessário preservar locais de memórias e peças que a formam, como
os documentos. Esta pesquisa tem como objetivo auxiliar na proposição de um centro de
documentação virtual do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, almejando que esse produto
educacional possa ajudar a reunir, preservar e difundir a memória e a história institucional.
Como objetivos específicos a pesquisa teve como foco revisar conceitos de memória e
memória coletiva; investigar onde estão e como são conservados os documentos que podem
ser considerados históricos para o IFTM; delimitar normas e requisitos necessários para um
planejamento básico de implantação do centro de documentação virtual, para que essas
memórias sejam disponibilizadas em um ambiente de ensino não formal. Para alcançar os
objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa.
A investigação foi desenvolvida com base teórica apoiada em pesquisadores, como Jacques
Le Goff (2013), Maurice Halbwachs (2006), Pierre Nora (1993), Paul Ricoeur (2007),
Frances Amelia Yates (2007), Theodore Roosevelt Schellenberg (2002), Heloísa Liberalli
Bellotto (2007), Marilena Leite Paes (2004) e Viviane Tessitore (2003). A pesquisa
documental foi realizada nos arquivos da Reitoria e do Campus Uberaba do IFTM e no
Arquivo Municipal de Uberaba. Foram recuperados documentos que exemplificam a riqueza
guardada nesses espaços de memória. Conclui-se que é possível e pertinente a criação de um
centro de documentação virtual para dar amplo acesso à memória institucional do IFTM.

Texto completo disponível em: https://iftm.edu.br/cursos/uraparquetecnologico/mestrado/educacao-profissional-e-tecnologicarede-nacional/?arq=f7a53d37c4c7d5a2a57f317c7d939f22

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