CAPACITAÇÃO ARQUIVÍSTICA DOS SERVIDORES DAS IFES ATRAVÉS DO MOODLE: levantamento das iniciativas existentes traçando um paralelo com a realidade da FURG (2013-Atual)

Karin Christine Schwarzbold

Registro n º 588211/2013. Criada em 1969, foi apenas no ano de 2008 que a Universidade Federal do Rio Grande – FURG pode contar com Arquivistas em seu quadro de servidores. Em, 2010, com a reestruturação das unidades acadêmicas e administrativas da Instituição, é criada a unidade de Arquivo Geral, que em 2012 se torna Coordenação de Arquivo Geral. Uma das primeiras iniciativas tomada pelo Arquivo Geral foi a realização de um diagnóstico onde formulários foram aplicados em todos os órgãos da universidade e que obteve como um dos resultados a falta de noções/orientações sobre arquivamento. Com base nessa necessidade , foi realizado e 2010 um curso de capacitação ara servidores da instituição. Foram encontradas algumas dificuldades em relação aos locais das aulas. Além disso, durante a realização do curso, vários servidores tiveram que desistir, pois eram necessários em seus ambientes de trabalho. Em 2013, então, é lançado um novo curso de capacitação, agora na modalidade à distância. Então surge a problemática que norteia essa pesquisa: outros arquivistas, que trabalham em Instituição de Ensino Superior, também realizam capacitação aos servidores da instituição? É na modalidade a distância? Se afirmativo, como são efetivadas as aulas? Por módulos em um curo com longa carga horária? Ou por cursos mais breves? A fim de se esclarecer essas dúvidas será efetuada uma revisão bibliográfica, em especial em dissertações e teses. A fim de se verificar quais IES possuem arquivistas em seus quadro funcional até 2012 será feito u levantamento através do Portal Transparência (www.portaltransparencia.gov.br). Depois de verificar quais IES que contam com arquivistas será feita uma avaliação da possibilidade de se aplicar um questionário a todas, ou a um recorte. Serão então distribuídos os questionários para verificar o questionamento supra citado. Então será feita a tabulação dos dados e a sua análise. por fim, a partir dessas informações, será feita uma comparação com o que já foi feito na FURG e a avaliação, a fim de se efetivar melhorias, se necessário. A capacitação se faz necessária afim de sensibilizar os servidores para o recolhimento ao Arquivo Geral da documentação de forma apropriada e, portanto, preservar a documentação permanente, a memória da instituição e proporcionar o acesso a informação de forma confiável..