AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (2017)

Alex Trindade Barbosa

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) tem como finalidade ampliar as condições de permanência de discentes no ensino superior público federal. O objetivo de investigação deste trabalho é avaliar a efetividade do PNAES, para responder a pergunta se o PNAES foi um sucesso ou fracasso na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no período de 2014 a 2016. Para isso, foram elaborados o índice de evasão relativa e o índice de reprovação relativa, que comparam a proporção de evasão e reprovação entre alunos não assistidos e assistidos pelo PNAES. Os resultados dos índices foram utilizados para avaliar a efetividade do PNAES. O processo de avaliação seguiu a estrutura do marco lógico que detalha o PNAES em produto, atividades, objetivos e finalidade. Ademais, foi utilizada a técnica de análise de correspondência múltipla, para analisar outras variáveis atreladas à permanência dos alunos além da assistência estudantil. Os objetivos específicos da pesquisa foram: 1º) elaborar o índice de reprovação relativa e o índice de evasão relativa, para mensurar os resultados do PNAES; 2º) aplicar o instrumento de avaliação, denominado marco lógico, para orientar a avaliação da efetividade do PNAES na UNIFAL-MG; e 3º) analisar outras variáveis possivelmente associadas à permanência de alunos na UNIFAL-MG, além das ações de assistência estudantil, como o estágio não obrigatório e as atividades de pesquisa, monitoria e extensão. Foi realizada a avalição da efetividade para os alunos ingressantes no primeiro e segundo semestres de 2014. Foi possível observar que o PNAES foi efetivo no aspecto da evasão em todos os cursos, uma vez que nos semestres avaliados os alunos assistidos evadiram em proporção igual ou menor que os alunos não assistidos. Com relação à reprovação, o PNAES foi efetivo em 64% dos cursos analisados no 1º/2014 e em aproximadamente 66% dos cursos analisados do 2º/2014. Conclui-se que o PNAES foi um sucesso para o período analisado com relação à evasão, porém com a ressalva dos cursos que necessitam de estudos para levantar os motivos de reprovações dos alunos assistidos. A aplicação da técnica de análise de correspondência múltipla possibilitou levantar a hipótese: que as atividades de pesquisa, monitoria e extensão estão associadas à permanência dos alunos ingressantes no período entre o 1º/2014 até o 1º/2016, associação esta não podendo ser aplicada com relação aos alunos de estágio não obrigatório ingressantes no 1º/2015 e no 1º/2016.

Texto completo disponível em:https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/1104